Agência Minas Gerais | Cliente pode pedir adequação na data de vencimento da conta da Copasa

Adequar o dia de vencimento dos débitos às datas de recebimento do salário é uma medida que muitas pessoas adotam para garantir o pagamento de suas contas em dia. E essa medida também pode ser feita com as faturas de água e esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Clientes de quaisquer categorias, sejam elas social, residencial, comercial, industrial ou pública, podem solicitar a alteração nas datas de vencimento de suas faturas. É possível fazer isso de modo presencial, nas agências de atendimento, e até mesmo pela agência virtual, no site www.copasa.com.br.

Para que a data de vencimento da fatura do mês atual seja modificada, é necessário requerer a mudança pelo menos dez dias antes da execução da leitura. Faturas já emitidas não terão o vencimento alterado. Se uma conta já foi entregue e o cliente pedir o vencimento alternativo, a modalidade passará a valer somente a partir do mês seguinte.

O agente de saneamento e integrante da equipe comercial, Antônio Maximiano, explicou o funcionamento na prática. “Por exemplo: se eu tenho uma conta referente ao consumo do mês de janeiro, com data de vencimento para 5 de fevereiro, mas quero que o prazo para quitação seja até o dia 20 de fevereiro, posso pedir o vencimento alternativo. E quando essa solicitação acontece pelo menos dez dias antes da leitura, o vencimento passa a ser no dia 20 de março. Por causa da mudança, no mês de fevereiro não terá nenhuma fatura vencendo”, afirmou.

Wilson Souza, supervisor comercial da Companhia, também falou sobre a prática. “Já fomos procurados por clientes que questionaram o motivo de a Copasa estar cobrando uma conta antecipadamente, mas isso nunca ocorre. Nos mais de 600 municípios onde a empresa opera, anualmente são cobradas apenas 12 faturas, sendo uma referente a cada mês do ano. O que acontece é que, em alguns imóveis, principalmente nos alugados, o locador opta por essa modalidade de vencimento alternativo, mas o locatário desconhece. E quando a fatura chega, com data de vencimento de meses subsequentes, isso gera surpresa. No entanto, na própria conta de água está especificado o período de consumo que está sendo cobrado”, ressaltou.

A Copasa considera fundamental manter o diálogo aberto com seus clientes, por isso, oferece quatro meios diretos de relacionamento com os consumidores, garantindo não só o registro de reclamações, esclarecimento de dúvidas e atendimento às solicitações de serviços, mas a rápida solução para intercorrências e ágil retorno para as demandas. 

O atendimento da empresa funciona 24 horas por dia e pode ser acionado de forma gratuita pelos seguintes canais:

•          Telefones 115 ou 0800 0300 115;

•          Aplicativo Copasa Digital; 

•          Site www.copasa.com.br; 

• WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção de feriados.

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