Festival Ilumina Zona Oeste celebra aniversário do Rio com shows de Tati Quebra Barraco, Bob Rum e outros artistas da região – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Uma extensa programação para celebrar o aniversário do Rio de Janeiro feito por fazedores de cultura da Zona Oeste, pensado para todos os cariocas. A 7ª edição do Festival Ilumina Zona Oeste, que conta com incentivos da Lei do ISS (apresentada, agora, pela Secretaria Municipal de Cultura dentro da pasta do Pró-Carioca), será realizada de sexta-feira (1/3) a domingo (3/3) em dois pontos diferentes da cidade – a Areninha Gilberto Gil (Realengo) e o Museu do Pontal (Barra). Entre as atrações, todas gratuitas, há feira gastronômica, stand-up, atividades para crianças e muita música, com shows da cantora Tati Quebra Barraco e MC Bob Rum.

O festival começa na sexta-feira com a abertura dos portões da Areninha Gilberto Gil, em Realengo, às 18h. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher neste dia, o Ilumina Zona Oeste presta homenagem a mulheres locais que geram impactos positivos nas suas comunidades por meio de iniciativas sociais e culturais.

Na sequência, o ator e humorista Paulinho Serra sobe ao palco com um stand-up que fala da sua vida em Campo Grande, bairro de onde é cria, do começo da carreira artística até a afirmação como um dos grandes nomes do humor nacional, e surpreende em improvisos com a plateia. O encerramento é ao som da banda Zeh Carioca, com músicas dançantes do pop rock dos anos 80, 90 e hits atuais.

Programação para toda a família no Museu do Pontal 

Já no sábado e domingo, das 10h às 16h, a programação do Festival Ilumina Zona Oeste aposta nas tradições populares da região carioca, com atividades culturais para toda a família. O público vai curtir atrações como roda de conversa “Do Sertão Carioca à Zona Oeste: um Rio de histórias pra contar”, com a agitadora cultural Andressa Lobo, o jornalista e escritor André Luís Mansur e o gestor cultural Marcus Faustini, além de outras atividades  culturais, como Sexteto Nova Sinfonia, Palhaças 123, o teatro de bonecos Papo no Brejo, a peça Cordel os Donos da Terra, Jongo e Samba de Roda com a Cia Banto Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena e show de Forró com Pimenta do Reino.

Programão para domingo: música e comida boa

O último dia do Festival Ilumina Zona Oeste, na areninha Gilberto Gil, em Realengo, a programação começa com Feira Gastronômica recheada de produtos e comidas feitas por produtores locais.

A partir das 13h, a música começa a rolar com atrações como Samba à Bangu, Banda DSD, Danielle Valente, Ton, Point do Vinyl com MC Marcelo Negrão e Soul de Brasileiro. A pedido do público, através de comentário nas redes sociais, o cantor e compositor Walle-B também está na programação. Para fechar a noite, a partir das 19h, shows com MC Bob Rum e a cantora Tati Quebra Barraco.

Sobre o Ilumina Zona Oeste

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios.

Este ano, a 7ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores. O Ilumina Zona Oeste é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ViaRio, Ternium e Universidade Veiga de Almeida por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e pela Fábrica Carioca de Catalisadores pela lei federal de incentivo à cultura. Tem apoio da TV Globo. Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções, com co-realização do Instituto Santa Cruz Sustentável e realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.

Programação completa:

Areninha Gilberto Gil – Realengo
Avenida Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo

1/3 (sexta-feira):

18h- Abertura dos portões
Cariocas do Oeste – Homenagem às mulheres do Oeste que fazem a diferença
Stand-up Paulinho Serra
Show Banda Zeh Carioca

3/3 (domingo):

11h –  Início da programação
Feira Gastronômica
Samba à Bangu
Banda DSD
Danielle Valente
Ton
Walle-B
Point do Vinyl
Soul de Brasileiro
Bob Rum
Tati Quebra-Barraco

Museu do Pontal – Barra
Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca

2/3 (sábado):

10h – Início da programação
Palhaçaria 123
Teatro de Bonecos – Cia Papo no Brejo
Jongo Cia Banto
Sexteto Nova Sinfonia da Agência do Bem
Roda de conversa “Do Sertão Carioca à Zona Oeste: um Rio de histórias pra contar”

3/3 (domingo)

10h –  Início da programação
Bebês no Museu do Pontal (Atividade fixa do Museu)
Cordel os Donos da Terra
Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena
Cortejo de Maracatu – Baque de Seda
Show de Forró com Pimenta do Reino

Categoria:

  • 27 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Aniversário do Rio Atrações gratuitas Cultura Festival Ilumina Zona Oeste shows

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *