GM-Rio faz campanha de conscientização sobre o Alzheimer – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os guardas foram orientados sobre como se comportar diante de pessoas com Alzheimer – Prefeitura do Rio

A Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS) da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, uma campanha de prevenção e conscientização sobre o Alzheimer, na sede da Instituição, em São Cristóvão. O objetivo é capacitar e informar os servidores sobre as principais causas da doença e também identificar o problema tanto na família como durante as atividades rotineiras nas ruas da cidade, dando maior segurança aos agentes na abordagem a pessoas com a doença. Durante a rotina operacional, muitas vezes, os guardas são acionados para auxiliar pessoas com Alzheimer que se perdem de casa.

Ao todo, 109 agentes participaram da capacitação, que entregou material educativo e promoveu palestras sobre a doença e sobre os principais sinais que merecem atenção para o início de um diagnóstico correto. A guarda Márcia Manfred, de 53 anos, convive com a doença em casa e destacou a importância de falar sobre o tema.

– Achei muito interessante a iniciativa pelo fato de ser esclarecedora e mostrar que é uma doença que qualquer pessoa pode vir a ter, independente de raça, cor ou classe social.  O que pode fazer a diferença em nossas vidas é a identificação dos primeiros sinais característicos desta doença, sem descartar qualquer sintoma, e a busca precoce de um diagnóstico preciso – afirmou.

Manfredi contou ainda que o cuidado e o tratamento adequado ajudaram muito sua mãe, que, mesmo com as dificuldades impostas pela doença, aos 81 anos consegue fazer muitas coisas sozinha, como tomar banho e se alimentar, além de cuidar da casa, fazer caminhadas e bater papo com amigos. De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração da memória, comprometendo a realização das atividades diárias.

Marcações: alzheimer campanha Conscientização GM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *