Prefeitura de Sorocaba abre agendamento para visitas monitoradas no Parque da Biquinha e para o projeto “Bica vai à Escola” – Noticias

Por: Mariana Campos

Escolas e outros grupos interessados poderão participar, de forma gratuita, das visitas monitoradas no Parque da Biquinha e do projeto “Bica vai à Escola”, a partir deste mês de março. Para participar das atividades de Educação Ambiental neste primeiro semestre, é necessário fazer o agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997.

A programação educativa no Parque da Biquinha, um dos mais tradicionais da cidade, é oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

A visita monitorada ocorrerá às sextas-feiras, no período da manhã, voltada a escolas de Educação Infantil e de Educação Fundamental, além de instituições, oferecendo três opções de roteiros: “Conhecendo o Parque da Biquinha”, “Conhecendo as aves do Parque” e “Cultura Indígena”.

No roteiro “Conhecendo o Parque da Biquinha”, o grupo percorre as principais trilhas do local e conhece a história do Parque da Biquinha, os abrigos da biodiversidade, a nascente que dá nome ao local, o ciclo da água, a vegetação existente, incluindo as principais árvores, além das aves e outros animais que habitam o espaço ecológico. A atividade monitorada é finalizada com dinâmica, jogo cooperativo ou pintura facial, conforme o tema escolhido pela escola ou instituição.

Na opção “Conhecendo as aves do Parque”, a equipe de Educação Ambiental da Sema oferece aos participantes a oportunidade de manusear materiais biológicos de aves, além de participar da prática de observação de aves, conhecendo as principais aves que habitam o Parque da Biquinha, bem como suas curiosidades e características. Ao final, o grupo participa de um jogo cooperativo que mostra o som de diferentes espécies de aves, utilizando apitos.

Por fim, a visita monitorada com a temática “Cultura Indígena” conta com exposição e manuseio de peças indígenas, interação com um fantoche de “indiozinho”, além de música e uma oficina de pintura ou uma oficina de enfeites indígenas, com a confecção, por exemplo, de colares, utilizando folhas secas e miçangas.

Já, o projeto “Bica vai à escola” é voltado a alunos a partir de 5 anos de idade de unidades de Educação Infantil de Sorocaba e tem como intuito conscientizar os pequenos, levando às escolas temas ligados à preservação do meio ambiente, de forma recreativa e interativa, utilizando material biológico, jogos educativos, binóculos, fantoches, entre outros, conforme o tema escolhido pela escola: “Aves” ou “Cultura Indígena”. A atividade ocorrerá às quartas (tarde) e quintas-feiras (manhã).

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *