Prefeitura forma 466 profissionais de programas de residência – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde capacitou especialistas em medicina de família, saúde mental, entre outras áreas – Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) formou, na terça-feira (5/3), 466 novos especialistas pelos Programas de Residência em Saúde da rede municipal, em especialidades como medicina de família e comunidade, veterinária, saúde mental e vigilância sanitária. O evento de formatura, que ocorreu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, celebrou a tradição formadora da SMS, cujo Programa de Residência em Medicina da Família é o maior do país. Um a cada sete médicos de família e comunidade no Brasil se forma na cidade do Rio, e 83% dos formandos são incorporados à rede municipal de saúde.

– Os programas de residência da SMS estão entre os que mais formam médicos no mundo, atrás apenas da Universidade de Toronto. São os residentes que vão conduzir a saúde da cidade para um futuro melhor. Contamos com vocês para nos ajudar a aprimorar o Sistema Único de Saúde e torná-lo mais próximo da população – destacou o subsecretário de Promoção, Atenção e Vigilância em Saúde, Renato Cony, ele próprio egresso do Programa de Residência em Saúde da Família, durante a cerimônia na Cidade das Artes.

Luana Silva, de 28 anos, está entre os 112 formandos em Medicina de Família e Comunidade deste ano. Após residência na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, ela seguirá no SUS, mas com um novo papel: será preceptora (orientadora de novos residentes).

– No tempo em que trabalhei na clínica da família durante a residência, fui mudando de perspectiva sobre o que queria para a carreira. Eu atuava na Rocinha e via como o SUS era importante para a população. Estou bastante ansiosa, feliz e animada com o que vai acontecer daqui para a frente.

Egressa da mesma unidade, Larissa Nunes, de 27 anos, foi um dos 46 alunos formados em Enfermagem de Família e Comunidade.

– Saí da graduação e vim direto para a Estratégia de Saúde da Família. Sempre gostei muito de Saúde Coletiva e, na residência, me descobri nessa área. Estou muito orgulhosa e feliz por ter conseguido concluir a residência no melhor programa do mundo.

Também se formaram 28 estudantes das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental e Vigilância Sanitária, reunindo profissionais de psicologia, serviço social, educação física e outras graduações. A cerimônia contou ainda com homenagens aos profissionais participantes dos programas de residência. Cada unidade elegeu um profissional representante e os escolhidos receberam uma placa.

Sobre o programa

Desde 2016, a SMS formou mais de 3.700 residentes em diferentes especialidades. Um dos objetivos dos Programas de Residência em Saúde é fixar o estudante na rede, criando um vínculo de longo prazo entre o médico e o território. Outra conquista da estratégia é proporcionar oportunidades de experiência prática aos alunos de medicina do Rio de Janeiro, permitindo que eles tenham um primeiro contato com a assistência na rede municipal. O programa está em 24 unidades de Atenção Primária do município (clínica da família e centros municipais de saúde).

No caso do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade, 97% dos profissionais capacitados são aproveitados na rede. Todos os enfermeiros da SMS estão habilitados para realizar consulta, análise dos laudos de exames, coleta de material para exames, renovação de receitas, praticar educação em saúde, prezar pelo cuidado em saúde mental, gestão, entre outras atuações.

Recepção a mais de 500 novos residentes

Além da formatura dos egressos, mais de 500 novos estudantes dos Programas de Residência em Saúde foram recepcionados na Cidade das Artes. Eles participaram de uma aula inaugural ministrada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

– Queremos que os nossos estudantes aprendam na prática os atributos fundamentais do SUS, que é orientado pela escuta atenta e pelo cuidado com quem mais precisa. Eles nos ajudarão a construir um SUS cada vez melhor, o SUS que já tanto nos orgulha. Esse futuro depende da contribuição de cada um, e o resultado dessa soma de forças está nos nossos resultados, no êxito de tantos programas e iniciativas que mudaram e continuam a impactar a vida dos cariocas – disse Soranz.

Categoria:

  • 6 de março de 2024
  • Marcações: formatura Prefeitura do Rio Programas de Residência em Saúde saúde

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *