Lins de Vasconcelos e Botafogo ganham novas unidades de saúde – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Centro Municipal de Saúde Eliza Abrantes, no Lins – Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na manhã desta quarta-feira (03/04) o Centro Municipal de Saúde (CMS) Eliza Abrantes, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte da cidade. A unidade começa a funcionar com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e capacidade instalada para cerca de 200 atendimentos por dia. À noite, Botafogo ganhou uma nova clínica da família, no complexo do Hospital Rocha Maia.

O CMS Eliza Abrantes inicia com 5 mil usuários cadastrados. Eles já eram cobertos pelas duas equipes da ESF, que desde 2023 atendem a comunidade local. Com a inauguração das novas instalações, três novas equipes foram criadas de modo a reforçar a capacidade de acolhimento à população da região do Lins e do Grande Méier. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de agentes comunitários e de vigilância em saúde.

Os pacientes recebem atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

A nova unidade é batizada em homenagem à agente de vigilância em saúde Eliza Abrantes, que morreu em maio de 2023. Ela exerceu com brilhantismo sua função na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e também ocupava uma cadeira no Conselho de Administração do Instituto de Previdência e Assistência do Município, o Previ-Rio. Eliza ainda se destacou pela luta por direitos dos profissionais de saúde.

– Trabalhar no Sistema Único de Saúde é trabalhar para construir uma sociedade melhor. Cada conquista vem de muitas pessoas, com as diferentes posições que ocupam no SUS. Essa é uma homenagem a quem lutou pelo SUS, por saúde de qualidade para toda a população, principalmente para quem mais precisava. Agradeço à família da Eliza, por ter aceitado essa homenagem – disse o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante a inauguração da unidade.

Mãe de Eliza, Isabel Cristina de Abrantes ficou emocionada com a homenagem em formato de unidade de saúde:

– Eu fico muito feliz de ver um equipamento de saúde desse porte com o nome da Eliza, principalmente numa região como essa. É uma população que precisa de cuidado, tudo o que ela sempre prezou. Apesar da perda prematura da minha filha, ver muitas pessoas nessa homenagem me parabenizando pela luta dela, foi muito emocionante.

O CMS Eliza Abrantes funciona na Rua Aquidabã 1.037, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Clínica da Família Luiz Moraes Júnior terá cinco equipes de saúde

Em Botafogo, está sendo inaugurada a Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, no complexo do centenário prédio que abriga o Hospital Municipal Rocha Maia e o Super Centro Carioca de Vacinação, na Rua General Severiano 91. A unidade foi expandida e recebeu uma reforma completa, com o propósito de tornar o espaço mais eficiente e acolhedor ao usuário.

Com a revitalização, o número de consultórios foi ampliado de três para seis. A unidade recebeu mais três equipes de saúde da família, contando hoje com cinco equipes ao todo. A sala de espera da clínica foi totalmente modernizada, bem como a farmácia, cujo fluxo foi remodelado segundo uma proposta de espera e atendimentos humanizados. A CF Luiz Moraes Júnior funciona em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e no sábado, das 7h às 13h.

A clínica da família foi batizada em homenagem ao engenheiro e arquiteto que projetou o prédio onde hoje funciona o Super Centro Carioca de Vacinação, no mesmo endereço. Nascido em Portugal e radicado no Brasil, Luiz Moraes Júnior ficou conhecido por assinar também o projeto do Castelo Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O complexo do Hospital Municipal Rocha Maia abriga ainda uma policlínica e um centro especializado para detecção e tratamento de ISTs, com funcionamento de domingo a domingo, das 7h às 22h.

Categoria:

  • 3 de abril de 2024
  • Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *