Diretor da Funjope leva experiência da Tardezinha Inclusiva para Congresso Paraibano de Autismo

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, realizou palestra nesta sexta-feira (5), durante a 6ª edição do Congresso Paraibano de Autismo, organizado pela Clínica Prokids, apresentando a especialistas de todo o país e do exterior a experiência do projeto Tardezinha Inclusiva. O encontro aconteceu na Faculdade Uniesp, reunindo profissionais de diversos estados brasileiros e palestrantes norte-americanos que vieram apresentar casos, experiências e análises técnicas, psicológicas, médicas, fonoaudiológicas sobre a questão do autismo.

Marcus Alves apresentou a experiência do projeto Somos Capazes e da Tardezinha Inclusiva, mostrando como a Funjope desenvolve o projeto em parceria com a sociedade civil, com a Associação Paraibana de Autismo – cuja presidente Hosana Carneiro participou da palestra – as mães, as famílias das crianças autistas, principalmente discutindo a relação da pessoa autista com a sociedade. Foi um olhar sociológico sobre a questão do autismo.

Ele disse que foi um momento único dentro do Congresso Paraibano de Autismo realizado em João Pessoa, porque foi possível apresentar aos profissionais e especialistas na área a experiência de política pública de inclusão social pela arte da Funjope, que repousa na experiência da Tardezinha Inclusiva.

“Nós conseguimos fazer uma reflexão a partir da minha própria formação sociológica e de como o governo do prefeito Cícero Lucena está conseguindo firmar, de maneira muito objetiva e sustentável, uma política pública de inclusão social com as pessoas autistas”.

Recentemente, o prefeito Cícero Lucena recebeu o prêmio Orgulho Autista Brasil. “Isso mostra que nós estamos numa linha muito correta de acolher as famílias das crianças autistas e, sobretudo, promover a interação social das crianças no ambiente de João Pessoa. Estamos educando as crianças e as pessoas autistas para um maior convívio social”, acrescentou.

“A experiência da Funjope com a Tardezinha Inclusiva junto à APA é de extrema importância para que todos possam ter acesso a informação e que os autistas possam estar onde quiserem, sendo incluídos em momentos de lazer e interação com a sociedade em todos os momentos”, declarou a analista de comportamento Karla Albuquerque, CEO da Prokids Clínica.

Ela explicou que o objetivo do evento é disseminar informação de qualidade, avanços nos estudos sobre autismo, trazendo palestrantes de diferentes países e cidades do Brasil para nossa cidade. O encontro é realizado anualmente no mês de abril.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *