População pode ter acesso a preservativos e lubrificantes em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde

A fim de facilitar o acesso às medidas de prevenção para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretária Municipal de Saúde oferece a população, de forma gratuita, preservativos para uso masculino e feminino, além de gel lubrificante. A oferta é feita de forma livre, podendo a população pegar à vontade, e está disponível em todos os serviços que compõem a Rede Municipal de Saúde.

Por mês, são distribuídos cerca de 100 mil preservativos, masculino e feminino e, géis lubrificantes. Esses insumos estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais, hospitais da rede, Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), sede da Secretaria de Saúde, além de outros serviços da administração municipal, como Centro Administrativo Municipal e sede de algumas secretarias e órgãos.

“Com a oferta de preservativos e lubrificantes em todos os serviços, garantimos o acesso facilitado a um método contraceptivo seguro, que pode evitar uma gestação não planejada e, que atua na prevenção de diversas ISTs. O acesso é super fácil, o material fica disponível em local visível dos serviços e a população pode pegar a vontade e sem constrangimento que alguns sentem por precisar pedir”, explica a coordenadora da seção de ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS, Jéssica Mendonça.

Ampliando ainda mais o acesso a esses itens, a Secretaria de Saúde também faz parceria com empresas e comércios para a oferta de preservativos e lubrificantes em outros espaços. Para isso, os responsáveis por esses serviços precisam entrar em contato com a seção de ISTs, Aids e Hepatites Virais para fazer a solicitação.

“Nosso foco sempre foi ampliar o acesso a esses itens de forma indiscriminada e em locais visíveis para retirada livre e espontânea, de preferência em espaços de circulação dos usuários e sem barreiras. Além de ser uma recomendação do Ministério da Saúde a oferta de preservativos em diversos setores, seja publico ou privado, de saúde, educação, transporte ou outro. Então, quem necessitar de quantitativo para deixar exposto nas empresas, pode nos procurar que disponibilizamos o quantitativo que precisarem sem restrição, pois temos insumos suficientes para suprir as demandas”, explica Jéssica Mendonça.

Para a solicitação, o responsável da empresa pode ligar para o número 83 98123-2949 ou ir diretamente à seção de ISTs, AIDs e Hepatites Virais, na sede da Secretaria de Saúde, das 8h às 14h. A SMS está localizada na Avenida Júlia Freire, s/n °, torre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *