Prefeitura avança nas obras do Parque Piedade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O projeto do Parque Piedade – Reprodução

A Prefeitura do Rio avança nas obras do Parque Piedade, na Zona Norte. Erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados, o projeto do novo espaço público da cidade prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Haverá ainda uma área para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol. Além disso, os frequentadores contarão com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

O equipamento ocupa a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição em 2014. As obras, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura,  começaram em setembro de 2023 com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda. A previsão é que o novo parque seja inaugurado até o final deste ano. Os investimentos da Prefeitura do Rio com o
projeto são de cerca de R$ 58 milhões.

O parque também vai abrigar o Memorial Piedade, para lembrar a história do Colégio Piedade e da Universidade Gama Filho. A estrutura terá três salas grandes, administração, três banheiros e varanda.

O complexo tem como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

Categoria:

  • 8 de abril de 2024
  • Marcações: Cultura Gama Filho Lazer obra Parque Piedade Prefeitura do Rio

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *