Diversos serviços de saúde seguem promovendo assistência preventiva com a vacina contra Influenza

A Prefeitura de João Pessoa segue fazendo o alerta e convocando os grupos prioritários a buscar um serviço de saúde ou ponto móvel e garantir a dose que protege contra Influenza. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina. Devido a essa mudança, é necessário a vacinação anual contra a gripe.  

“Com intuito de promover a prevenção da população, principalmente daqueles mais vulneráveis, que são as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, anualmente, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O imunobiológico é disponível de forma gratuita em todas salas de vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.  

Para Influenza, fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, Idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.  

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.  

Vacinação domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, sendo necessário fazer agendamento por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (26): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Ofertando apenas a vacina contra Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Ofertando apenas a vacina contra Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Ofertando apenas a vacina contra Influenza

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *