IFSP recebe comitiva de instituições de ensino canadenses – IFSP

Visita teve o intuito de prospectar oportunidades e parcerias  

06.jpeg

07.jpeg

02.jpeg

01.jpeg

05.jpeg

04.jpeg

03.jpeg

 

Nesta sexta-feira, 26, o IFSP recebeu uma comitiva com integrantes de cinco instituições voltadas para o eixo tecnológico, da região de Quebec e da região de Ottawa – Canadá. Segundo Wagner Belo, Coordenador de Relações Internacionais do IFSP, a visita teve o intuito de prospectar oportunidades e parcerias. No total, 39 pesquisadores, de diversos campi do IFSP puderam conhecer os visitantes, estabelecer conexões e prospectar parcerias. 

A comitiva do Canadá era composta por membros do Conestoga College Institute of Technology and Advanced Learning, Cégep de Saint-Jérôme, Collège Montmorency, Université Laval e Fédération des Cégeps. A visita também contou com a presença de representantes da Universidade do Chile, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal Fluminense (IFF). Tanto as instituições estrangeiras quanto os membros da Rede Federal vieram a São Paulo para participar da maior conferência latino-americana de gestão da internacionalização, a FAUBAI Conference 2024, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de abril. 

A programação foi iniciada com uma recepção no gabinete da reitoria, que teve como anfitriões os pró-reitores Adalton Ozaki, Carlos Procópio e Rafael Scarazzati (das pró-reitorias de Pesquisa, Ensino e Extensão, respectivamente) e Wagner Belo (Arinter). Em seguida, a comitiva participou de uma apresentação na sala dos conselhos do IFSP, na qual Adalton Ozaki apresentou projetos e centros de Pesquisa do Instituto, além de falar sobre conquistas na área da Inovação, participações e premiações de estudantes e professores em eventos e competições científicas internacionais. O pró-reitor de Pesquisa também destacou a forte conexão do IFSP com as comunidades locais.  O coordenador da Arinter, por sua vez, apresentou os projetos de cooperação internacional do IFSP e os visitantes também puderam apresentar as suas instituições.   

Na sequência, o grupo foi dividido para conhecer projetos desenvolvidos no Campus São Paulo. Foram apresentadas as pesquisas desenvolvidos no LCA – Laboratório de Controle Aplicado, com ênfase nos Soft Robotics, do grupo comandado pelo do professor Alexandre Brincalepe; os projetos desenvolvidos no IFungiLab, coordenado pelo professor Nelson Menolli Jr, e os projetos do Grupo de Pesquisas em Bioengenharia e Biomateriais – IFSP   liderado pelo professor Eduardo Bock.  

Após conhecer os projetos, os grupos participaram de mesas redondas, nas quais puderam discutir quais são os pontos de aderência entre as pesquisas desenvolvidas no IFSP e nas instituições visitantes. “Com isso a gente consegue delinear ações concretas que possam prospectar e gerar cooperação entre as instituições”, contou Wagner. 

Simon Morin, do Collège Montmorency, afirmou que os Institutos Federais e os Cégeps têm muitas similaridades no tocante à formação tecnológica que ofertam e, segundo ele, há muitas oportunidades de cooperações acadêmicas entre as instituições. “Tanto para projetos de pesquisas, como também para intercâmbios linguísticos, espero que essa colaboração possa ser frutífera”, afirmou. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *