Currículos de Referência dos cursos técnicos: participe da consulta pública – IFSP

Comunidade pode contribuir com minutas dos Currículos de Referência dos cursos técnicos

A Pró-reitoria de Ensino (PRE), por meio da sua Diretoria de Educação Básica (Dieb) abriu processo de consulta pública para os cursos técnicos do IFSP. Para participar, basta acessar e preencher o formulário de cada curso/forma de oferta.

Para auxiliar a comunidade no processo de consulta, a Dieb disponibilizou uma série de materiais referentes ao processo, como um todo, além das minutas de cada curso em suas diferentes formas de oferta.

Em “Perguntas Frequentes”, estão listadas cerca de 60 perguntas e respostas sobre diferentes fases do processo dos currículos de referência da Educação Básica, subsidiado, desde o seu início, por um conjunto de “Legislações, editais e documentos”, também disponibilizados à comunidade.

O “Caderno Orientativo I” reúne um histórico do processo, junto à “linha do tempo”, além dos Documentos Base I e II, que fundamentam as atividades das comissões para elaboração e implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos da Educação Básica (CEICs) e dos Grupos de Trabalho (GTs). O “Parecer do NEABI” apresenta reflexões do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas sobre as versões preliminares dos perfis de egresso e objetivos dos cursos e os “Relatórios dos Assessores Técnicos em Educação” apresentam o resultado do trabalho das diferentes equipes de docentes do IFSP sobre os conhecimentos essenciais e potencialmente integradores indicados pelas CEICs entre fevereiro e abril de 2020. Por fim, os “Textos de Apoio e Orientação para a Consulta” discutem o processo de elaboração de cada um dos itens sob consulta, fornecendo orientações para a contribuição a cada um deles.

A participação pode ser individual ou coletiva. Se coletiva, as discussões poderão resultar em uma resposta única e o questionário abrirá a opção para essa escolha.  O memorial descritivo e a documentação de cada Currículo de Referência ficarão disponíveis para consulta em pastas do Drive IFSP. O prazo para preenchimento dos formulários é de 21 dias .

Para conhecer um pouco do processo, na totalidade, assista ao vídeo disponível aqui. 

Para consultar os currículos de referência já aprovados no IFSP, acesse a aba “Ensino” do site oficial ou clique aqui.

GTs e Cursos de Oferta Única ou Dupla – Integrados e concomitantes ou subsequentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *