Atleta do Centro de Excelência ganha primeira chance na seleção brasileira





Regiclecia Silva vai representar o país no Campeonato Ibero-Americano, que acontece em maio



Regiclecia ficou com o ouro no Brasileiro sub-23 do ano passado

De Cerro Corá, no Rio Grande do Norte, para todo o território nacional. Regiclecia Silva, atleta do salto triplo que treina no Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, recebeu a sua primeira convocação para a seleção brasileira adulta de atletismo. Ela integra a equipe que vai disputar o Campeonato Ibero-Americano, que acontece em Cuiabá (MT), entre os dias 10 e 12 de maio.

Os primeiros saltos de Regiclecia aconteceram na zona rural de Cerro Corá, onde treinou dos 12 aos 19 anos antes de se mudar para São Bernardo do Campo, em 2022. A chegada a São Paulo mudou o status da atleta, que passou a emplacar pódio atrás de pódio em competições de base. Entre as principais conquistas, destaca-se o título brasileiro sub-23 em 2023.

“O Centro de Excelência tem um papel essencial na minha carreira. Temos uma boa estrutura para treinar e um lugar apropriado onde conseguimos desenvolver nossa melhor performance, além de trabalhar com dois ótimos treinadores”, diz ela, reverenciando o casal Nélio e Tânia Moura, ícones do atletismo brasileiro e que prepararam Maurren Maggi na conquista do ouro no salto em distância nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Aos 22 anos, Regiclecia afirma não ter sido pega de surpresa com a convocação. Pelo contrário, ela até esperava. “Eu estava a caminho da fisioterapia e assistia à convocação. Eu já imaginava (que seria convocada) porque estava dentro dos critérios para a convocação. Quando ouvi meu nome, fiquei super feliz.”

Regiclecia comporá uma delegação de 90 atletas, das quais 45 são mulheres. E na condição de uma das caçulas da seleção, já que sua idade permite ainda defender a seleção sub-23, ela quer aproveitar os dias de treino e competição para mirar os companheiros mais experientes.

“Vai ser um aprendizado enorme estar ao lado de atletas de alto nível, que me inspiram. Espero colher os frutos dessa experiência e voltar da competição com uma babagem maior para o restante da minha carreira”, conta Regiclecia, que tem Keila Costa como maior referência. “A Keila é nordestina como eu e tem uma história de superação. Ela disputou quatro Olimpíadas e eu espero chegar nesse nível.”

Com muita estrada pela frente, Regiclecia quer ser reconhecida no mundo todo. “Meu maior sonho é disputar uma Olimpíada. Creio muito que vou alcançar esse objetivo”, ressalta a atleta, que tem na família a sua fortaleza para seguir focada na missão. “Sempre que estou treinando ou estou passando por um dia difícil, pensando em desistir, lembro do meu maior propósito, que foi ter vindo para São Paulo para mudar a vida da minha família.”

Centro de Excelência Esportiva

O Centro de Excelência de São Bernardo do Campo é um local dedicado ao aprimoramento de atletas de judô e atletismo. Localizado na cidade de São Bernardo do Campo, o objetivo principal do centro é desenvolver talentos esportivos, proporcionando-lhes condições ideais para treinamento, competição e desenvolvimento físico, técnico e psicológico.

O Centro foi concebido em parceria da Secretaria de Esportes do Estado de SP com o município de São Bernardo do Campo.

Ao longo dos anos, o Centro cresceu em importância e reconhecimento, tornando-se um ponto de referência para o treinamento de atletas de judô e atletismo não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Sua origem está enraizada na visão de promover o esporte como um meio de desenvolvimento pessoal, social e competitivo, proporcionando oportunidades para atletas alcançarem o sucesso em suas respectivas disciplinas esportivas.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *