Cidade de Deus ganha quadra esportiva em área antes degradada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A quadra fica sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da Cidade de Deus – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac), e em parceria com a Secretaria de Conservação, Rioluz e Comlurb, está implantando uma quadra esportiva para atender moradores da Cidade de Deus e do entorno, no espaço sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da comunidade. A previsão de entrega da obra é até o fim de maio.

Além de incentivar a prática saudável de esportes, o equipamento servirá também para a implementação de atividades coletivas do projeto SEAC em Rede, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, que promove ações educativas visando à qualificação, capacitação e formação de moradores para o aperfeiçoamento de políticas públicas e a redução de desigualdades sociais. A iniciativa inclui cursos, oficinas, debates e rodas de conversa, tendo como tema central a gestão comunitária, com foco no desenvolvimento sustentável.

– Queremos proporcionar mais qualidade de vida e lazer aos moradores da Cidade de Deus. A quadra fica na mesma área que antes estava degradada e sujeita à invasão. Fizemos a revitalização a pedido dos moradores e de motoristas que trafegam pela região. Estou acompanhando cada etapa desse nosso trabalho para que as pessoas se sintam bem e seguras – destacou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

A quadra de esportes, com 25 metros de comprimento e sete de largura, terá piso em concreto com demarcação e pintura para a prática de futsal e basquete e receberá equipamentos esportivos: duas tabelas e duas balizas. O espaço será protegido por defensas, terá cobertura em tela de nylon e alambrado ao redor do piso elevado, além de iluminação especial em led.

Angélica Bicalho, moradora da Cidade de Deus, comemorou a novidade.

– A quadra é uma novidade que está nos deixando muito animados. Fico feliz em termos este espaço para esportes e lazer. A área sob o viaduto da Linha Amarela está ficando incrível! – disse.

Revitalização da área

O espaço, antes degradado e que causava insegurança aos motoristas que por ali passavam, recebeu no ano passado uma revitalização total da Prefeitura, com nova iluminação de led, cerca de cem lâmpadas, poda de árvores, criação de painéis artísticos assinados pelo gari da Comlurb, Derlan de Mattos, e renovação do asfalto do terreno em frente, num trecho de 300 metros quadrados, onde está sendo construída a quadra.

A Cidade de Deus

Considerado um dos bairros mais adensados da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus tem uma população estimada em 40 mil pessoas e indicadores sociais entre os mais baixos da cidade.

Marcações: área degradada Cidade de Deus Linha Amarela quadra Viaduto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *