Prefeitura realiza palestras sobre segurança no trabalho

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

*Colaboração da estagiária Rayane Ricardo

Para encerrar as atividades do mês dedicado à saúde e segurança no trabalho, o Abril Verde, a Prefeitura de São José dos Campos, promove nesta terça (30), das 9h às 17h, um conjunto de palestras que trazem como tema central acidentes de trabalho.

A iniciativa acontece no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), localizado na Praça Afonso Pena, 175, no centro e será realizada pela unidade especializada Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

O evento é uma forma de conscientizar trabalhadores sobre ocorrências no local de trabalho e referenciar o Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Os encontros acontecerão em três horários diferentes, às 9h, às 10h45 e às 15h45. As palestras vão falar sobre o serviço realizado pelo Cerest, além de explicar como funciona a unidade especializada. Também serão lembrados os tipos de acidentes no trabalho e o que fazer em caso de alguma ocorrência.

Em sessão especial, na palestra das 15h45, representantes do PAT irão apresentar as ações realizadas para ampliar as oportunidades de emprego e de recolocação no mercado de trabalho.

O Abril Verde é organizado pela Secretaria de Saúde, através do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Para ampliar a divulgação da campanha, o Arco da Inovação ficou iluminado na cor verde.

O Arco da Inovação recebeu iluminação especial para destacar a campanha | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cerest

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma unidade de saúde especializada do SUS (Sistema Único de Saúde), que acolhe, atende, acompanha e orienta os trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho (típico, de trajeto ou biológico) e doenças ocupacionais (lesões por esforço repetitivo e PAIR, entre outras).

A unidade de São José dos Campos, abrange 12 municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Com equipe multidisciplinar, realiza inspeções em postos de trabalho para avaliar riscos e procedimentos, com o objetivo de eliminá-los ou minimizá-los em benefício dos trabalhadores.

O agendamento das consultas deve ser feito por telefone ou e-mail, que estão disponíveis no site da Prefeitura, assim como os documentos necessários para o atendimento.

Em casos de emergência, o acidentado deve se dirigir às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais da cidade.

Saiba mais sobre o Cerest.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *