Grande comando educativo marca lançamento da campanha Maio Amarelo da Prefeitura de João Pessoa

Para conscientizar a população sobre comportamentos prudentes e, assim, reduzir os riscos de sinistros no trânsito, a Prefeitura de João Pessoa lança, nesta sexta-feira (3), a edição municipal da campanha Maio Amarelo. A abertura oficial do cronograma de atividades ocorrerá às 8h30 com um grande comando educativo próximo ao Estádio Almeidão, no bairro do Cristo.  

O objetivo da ação é abordar pedestres, ciclistas, motocicletas e motoristas, levando a mensagem desta campanha mundial, que no Brasil, este ano, tem como tema: ‘Paz no trânsito começa por você’. A ação terá a presença do prefeito Cícero Lucena e de representantes de diversos órgãos de segurança viária.  

“Nossas equipes da Semob-JP estão diariamente incentivando as pessoas para o respeito às normas de trânsito e isso tem gerado ótimos resultados. Um deles foi a redução de mais de 30% do número de óbitos em sinistros de trânsito na cidade nos últimos dois anos”, afirmou o prefeito.  

Segundo dados do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou em 2023 o quantitativo de 4.829 ocorrências de trânsito. E, segundo informações do Instituto de Polícia Científica (IPC), entre os anos de 2022 e 2023, obtivemos uma redução de aproximadamente 30,19% no número de óbitos por sinistros de trânsito na Capital Paraibana. Em 2022 foram 106 mortes e em 2023, o registro de 74.  

Expedito Leite Filho, que é presidente do Cemat e superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa, ressalta que o olhar sensível e o trabalho estratégico com serviços da administração municipal contribuíram para a redução de mortes no trânsito. “Além do nosso trabalho educativo de excelência, temos os agentes de trânsito que orientam e fiscalizam, mais sinalização nas ruas, investimentos em equipamentos eletrônicos e campanhas nas redes sociais. Tudo isso para que mais vidas continuem sendo salvas”, frisou.    

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *