Agência Minas Gerais | Escola de Saúde abre inscrições para Especialização em Saúde pública

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abriu, nesta quinta-feira (2/5), as inscrições para a primeira turma do curso de “Especialização em Saúde Pública – Sistema Prisional (2024-2026)”. A especialização é destinada a trabalhadores de saúde que atuam no Sistema Prisional, em Minas Gerais. A oferta desta especialização, que será a primeira da ESP-MG com esta temática, foi pactuada em Acordo de Cooperação Técnica formalizado entre a ESP-MG e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança cPública de Minas Gerais (Sejusp-MG).

ESP / Divulgação

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 3/6, por meio do envio via correios, de ficha de inscrição e cópia de documentação exigida, ou entrega presencial do material, na sede da ESP-MG.

Atenção, todas as orientações estão descritas no edital do processo seletivo. Leia- o atentamente. Para acessá-loclique aqui.

Serão oferecidas 40 vagas distribuídas da seguinte maneira: 35 para servidores efetivos da Sejusp, das carreiras de Médico da Área de Defesa Social (MADS), Analista Executivo de Defesa Social (ANEDS) e Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS), com atuação direta na saúde, no âmbito do Sistema Prisional.

Já as outras cinco vagas serão para trabalhadores das equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP) que possuem vínculo com municípios de Minas Gerais devidamente credenciados no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

O objetivo do curso é possibilitar a formação crítico-reflexiva dos trabalhadores de saúde do Sistema Prisional, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, a fim de contribuir para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e para o fortalecimento do SUS, em Minas Gerais.

O curso terá duração de 18 meses, com previsão de início em agosto de 2024 e término em abril de 2026, sendo 15 meses letivos com aulas presenciais e três para desenvolvimento do TCC.

As atividades letivas presenciais serão concentradas em três dias por mês, de quarta a sexta-feira, de 8h às 17h, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A carga horária será de 360 horas de aulas presenciais e 40 horas destinadas à elaboração e à apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perfazendo carga horária total de 400 horas.

A ESP-MG está localizada na Avenida Augusto de Lima, 2061, bairro Barro Preto, Belo Horizonte (MG).

Sobre a seleção dos discentes

O processo de seleção será realizado por Comissão Interna, presidida pela coordenação do curso.

A relação dos candidatos aprovados e classificados será divulgada no site da ESP no dia 22/7 e o resultado final da seleção será no dia 31/7, com divulgação dos candidatos classificados para convocação de matrícula.

Cronograma das atividades letivas

O curso será iniciado no dia 21/8, com um seminário inaugural que contará com a participação de convidados externos. As atividades letivas acontecerão no período de agosto de 2024 a abril de 2026, considerando 15 meses letivos com aulas presenciais e três meses para desenvolvimento e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

>Clique aqui para acessar o edital completo

>Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

>Clique aqui para acessar ao cronograma

>Clique aqui para acessar o termo de dispensa e liberação

>Clique aqui para acessar a matriz curricular

Dúvidas e outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (31) 3295-5360 ramal 3012 ou pelo e-mail: especializacaoprisional2024@gmail.com.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *