Ministério do Turismo certifica, mais uma vez, Sorocaba como integrante do novo Mapa do Turismo Brasileiro para 2024 – Agência de Notícias



3 de maio de 2024

17:31

Por: Luís Gustavo Adabro

Por mais um ano consecutivo, Sorocaba recebeu a certificação de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro, para o ano de 2024. O município faz parte do grupo de certificados, que conta com 320 Regiões Turísticas e 2.122 municípios reconhecidos nacionalmente.

A classificação do mapa, que varia de A a E, posiciona Sorocaba no grupo B, refletindo suas características distintivas e o desempenho econômico no setor do turismo. Aspectos como o número de estabelecimentos de hospedagem e empregos, a estimativa de visitantes nacionais e internacionais e a arrecadação de impostos federais sobre hospedagem são considerados nesse processo de categorização.

A inclusão de Sorocaba no mapa do turismo brasileiro é justificada pela presença de importantes pontos turísticos e infraestrutura no Estado de São Paulo. A Divisão de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) desempenha um papel fundamental na identificação e promoção desses recursos turísticos, impulsionando o setor por meio de várias iniciativas e estudos.

Desde 2019, Sorocaba faz parte da Região Turística “História & Aventuras”, assim como Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora e Votorantim, colaborando no desenvolvimento do turismo regional. Referidos municípios compartilham singularidades em seus aspectos histórico-culturais, em suas belezas naturais e em sua simplicidade do interior, oferecendo ao visitante acesso a importantes fatos da história brasileira, tradições e ao patrimônio natural que marcam a região como polo de história e aventuras, próximo a capital paulista.

O Mapa do Turismo Brasileiro serve como um guia para o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas na área, oferecendo oportunidades significativas para as cidades e melhorando a gestão do turismo. Para acessá-lo, basta visitar o link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *