Saae/Sorocaba promove plantio de 950 mudas nativas no Jardim Santa Catarina – Agência de Notícias


Fotos: Ivan Flores (Saae/Sorocaba)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, com o intuito de promover a conservação e restauração ecológica, realizou, neste sábado (4), o plantio de cerca de 950 mudas nativas, em área localizada na Rua Nicanor Evangelista Pereira, altura do número 150, no Jardim Santa Catarina, na zona norte do município.

O objetivo da ação ambiental é contribuir para a preservação da natureza, além de cumprir os Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRAs) das obras que a autarquia realizou na cidade nos últimos anos e também contribuir para o Plano de Recuperação (PRAD).

Cerca de 80 pessoas, entre servidores, estagiários, familiares e filhos, além do apoio do Grupo Escoteiros do Mar Agnes Baden-Powell, de forma voluntária, se reuniram para realizar a ação.

“Para podermos acompanhar o crescimento do nosso município e fornecermos água potável de qualidade, bem como realizar coleta e tratamento, são necessárias obras. Como compensação, estamos realizando este plantio para recuperar a nossa flora. Saneamento básico e meio ambiente têm que andar sempre juntos”, destaca a direção da autarquia.

O plantio é fundamental para o benefício ecológico, pois as árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Para esta ação, o Saae/Sorocaba providenciou toda a estrutura necessária, como a compra, o transporte e a seleção das mudas, preparação dos berços e demais insumos.

No local, foram plantadas mudas de espécies nativas, algumas delas frutíferas, tais como: caju, jaca pobre, abacate do mato, fruta-do-conde, embaúba, quaresmeira, paineira rosa, dedaleira, araçá peludo, aroeira pimenta, pau pombo, ipê amarelo, ipê rosa, caroba, guanandi, Imbiruçu, pau jacaré, ingá amarelo, angico branco, jacarandá violeta, jacarandá do mato, angico rosa, canafistula e pau viola.

São priorizadas as espécies nativas da região, que constam na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo” (Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo), com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *