Operação Cidadania Segura acontece na região central

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal tem intensificado nos últimos meses a presença na área central da cidade, por meio do patrulhamento comunitário, com agentes a pé ou de bicicleta. Nesta quinta-feira (2), uma nova operação do São José Unida aconteceu na região, como parte das ações que visam fortalecer a segurança pública. 

Denominada Operação Cidadania Segura, a iniciativa envolveu a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e contou com participação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura, com equipes dispostas a oferecer assistência às pessoas em situação de rua e identificar indivíduos procurados pela justiça.

Durante a operação, sete pessoas em situação de rua aceitaram ajuda e foram encaminhadas para receber atendimento no Centro Pop da Prefeitura.

Ações Integradas 

Na prática, enquanto os agentes de segurança monitoram a região e realizam abordagens em situações suspeitas, policiais consultam em tempo real no 1º DP se o indivíduo tem passagem criminal, agindo de forma rápida e eficaz para garantir a segurança da comunidade. A integração entre o trabalho de campo e o sistema de informações permite uma resposta mais ágil e precisa às ocorrências, contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade.

População aprova

As autoridades de segurança realizam regularmente operações especiais na cidade, visando a prevenção de crimes contra a vida, o patrimônio e contra o tráfico de drogas. Tais ações resultam em detenções em flagrante, captura de procurados, apreensão de drogas e armas de fogo e têm sido bem recebidas pelos moradores.

Segundo os dados da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), tanto a Guarda Civil Municipal quanto a Segurança Pública desfrutam de uma aprovação de mais de 80% da população, o que evidencia o elevado nível de confiança e contentamento dos cidadãos com os serviços prestados por essas instituições.

A presença ostensiva dos agentes de segurança tem feito toda a diferença”, afirma Fabio Shibata Cassi, comerciante na região central. 

Ação e Acolhimento

Diante da presença de moradores em situação de rua ou de usuários de drogas, é fundamental agir com responsabilidade social. Ao identificar tais casos, os munícipes podem contatar imediatamente o número 153, para solicitar ao Apoio Social o atendimento necessário. 

Cada ligação pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa de apoio. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *