Edital oferece bolsas para formação em Gestão da Educação para a Equidade Racial – IFSP

Inscrições até 12 de maio; inscreva-se aqui 

Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para a seleção de bolsistas extensionistas professores(as) tutores(as) e bolsistas extensionistas coordenadores(as) para participação no Projeto de Formação Continuada Gestão da Educação para a Equidade Racial. 

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 23 vagas de bolsista extensionista professor(a) tutor(a) e 06 vagas de bolsista extensionista coordenador(a) e formação de cadastro reserva para o projeto Formação Continuada Gestão da Educação para a Equidade Racial, aberto a todo o território nacional, durante o ano de 2024. 

As inscrições serão recebidas única e exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível aqui.  

Não serão aceitas inscrições por e-mail. 

A AÇÃO E PARCERIA 

A ação, realizada em parceria entre o IFSP- Campus Hortolândia, o CEERT e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O projeto tem como objetivo principal promover uma educação mais igualitária, incidindo na Política Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais, Equidade Racial e Educação Escolar Quilombola. 

SOBRE O PERFIL DOS(AS) INSCRITOS(AS) 

É essencial que o(a) candidato(a) possua Mestrado ou Doutorado em Educação ou na área das Ciências Humanas, com dissertação ou tese defendida na temática de educação para as relações étnico-raciais ou história e cultura africana e afro-brasileira. 

Além disso, o(a) inscrito(a) deve comprovar, no mínimo, 02 (dois) anos de experiência profissional especializada em educação para as relações étnico-raciais ou história e cultura africana e afro-brasileira na realização de atividades como: formação de professores(as) ou gestores(as) presencial ou a distância; docência em disciplinas presencial ou a distância; desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa ou extensão. 

SOBRE AS OBRIGAÇÕES E DEVERES DO(A) BOLSISTA 

Entre os deveres do(a) bolsista, estão: Integrar equipe pedagógica do projeto; fazer reuniões periódicas; mediar a comunicação de conteúdos entre o programa de formação e os(as) cursistas; orientar e monitorar, com apoio da coordenação, a realização e entrega das tarefas; entre outras atividades que podem ser visualizadas aqui.

DOS VALORES DA BOLSA 

O valor da bolsa a ser concedida ao(a) professor(a) tutor(a) é de R$ 1.370,00 (um mil trezentos e setenta reais); e a bolsa a ser concedida ao(a) bolsista extensionista coordenador(a) será de R$ 1.710,00 (um mil e setecentos e dez reais). 

As atividades desempenhadas pelo(a) bolsista devem ser cumpridas em um período de 15 (quinze) horas semanais, no decorrer de todo o ano de 2024. 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 

O processo de seleção será conduzido inteiramente pelo IFSP Campus Hortolândia. Todos os critérios de seleção podem ser encontrados no Edital.

Confira também a errata de alteração de cronograma.   

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui. 

Sobre o Ceert: 
Organização sem fins lucrativos que desde 1990 defende os direitos da população negra, em particular da juventude e das mulheres negras. Elabora e implementa programa de promoção da equidade racial e de gênero em instituições públicas e privadas. Sua atuação se dá por meio de projetos nas áreas de trabalho, educação, justiça racial e juventude. Conheça aqui o Ceert 

Sobre SECADI/MEC: 
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) em articulação com os sistemas de ensino implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais. Saiba mais em www.gov.br/mec. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *