Agência Minas Gerais | Curso “Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças” tem inscrições prorrogadas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou até 27/5 o prazo para inscrições no curso de capacitação “Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças”, que tem o objetivo de desenvolver propostas que contemplem a realidade da Modalidade de Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais. O cadastro pode ser feito por meio deste link.

Com a prorrogação, o novo período de realização pelos inscritos que tiverem o deferimento da inscrição é de 3/6 a 21/7. O curso é viabilizado pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG.

De acordo com a coordenadora da Educação do Campo, Indígena e Quilombola da SEE/MG, Anne Vaz, a educação desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, no fortalecimento das comunidades e na promoção da igualdade social. “É nesse contexto que o curso de capacitação gratuito foi desenvolvido. A partir de uma demanda das escolas estaduais quilombolas , apresentada na Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (CPEQ), contando com a colaboração de lideranças, professores e equipe técnica da modalidade na SEE/MG para sua construção”, detalha. 

O curso integra uma série de capacitações realizadas desde o início de 2023, sendo o terceiro da trilha formativa voltada para a Educação Escolar Quilombola. O tema visa introduzir aspectos relacionados aos modos de articulação social e a organização da memória coletiva, através das tradições culturais, crenças, saberes, práticas e personalidades quilombolas associadas a elas.

Público-alvo

Destinado especialmente a professores que atuam em escolas quilombolas, a capacitação é aberta a todos interessados no tema. Com carga horária de 20 horas, o curso autoinstrucional, na modalidade EAD, será realizado em uma plataforma virtual com ambiente de aprendizado que oferece suporte e recursos didáticos, como vídeos, textos e links com referências sobre o tema abordado.

O curso não possui pré-requisitos, não sendo necessário ter completado os dois cursos anteriores para aproveitar plenamente este. Inicialmente foram disponibilizadas  mil vagas. Com a prorrogação do prazo de inscrições, o número foi elevado para 5 mil. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *