Prefeitura monta planejamento especial para shows da cantora Taylor Swift no Estádio Nilton Santos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Haverá interdições no trânsito no entorno do Estádio Nilton Santos – Arquivo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para os shows da cantora Taylor Swift que serão realizados no Estádio Nilton Santos nos dias 17, 18 e 19 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo). O Centro de Operações Rio (COR), a CET-Rio, a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Comlurb farão ações especiais e contarão com um efetivo de 721 agentes. A principal recomendação ao público do evento é que utilize o transporte público para o deslocamento (trem e metrô), pois as vias estarão bloqueadas à circulação de veículos e em todo o entorno do estádio estará proibido o estacionamento.

Nos três dias de evento, o MetrôRio vai estender o horário de embarque na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo, e, depois desse horário, ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

Da Estação Central do Brasil, partirão viagens de trem diretas para a Estação Olímpica do Engenho de Dentro. Na sexta-feira (17/11), os trens sairão da plataforma 4, com intervalos de 40 minutos entre 15h30 e 18h50. No sábado (18/11) e no domingo (19/11), os trens também sairão da plataforma 4 da Central do Brasil para a Estação Olímpica Engenho de Dentro, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.

O esquema especial de tráfego, elaborado pela CET-Rio, prevê as seguintes interdições:

Dias 17, 18 e 19/11 (sexta-feira, sábado e domingo), das 15h às 2h do dia seguinte:

-Rua Dr. Padilha;
-Rua José dos Reis;
-Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;
-Rua das Oficinas;
-Rua Henrique Scheid;
-Rua Sales Guimarães;
-Rua Comendador João C. de Almeida;
-Rua Gentil de Araújo;
-Rua Coronel Cunha Leal;
-Rua Gen. Clarindo;
-Rua Dona Eugênia.

Dias 17, 18 e 19/11 (sexta-feira, sábado e domingo), das 16h às 2h do dia seguinte:

-Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;
-Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;

Desvios

– Os veículos provenientes da Rua Goiás poderão realizar o seguinte desvio: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro;

– Os veículos provenientes da Rua Piauí poderão realizar o seguinte desvio: Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.

Proibição de estacionamento

Para garantir a chegada e saída do público do evento com segurança e garantir boa fluidez do tráfego na região, será necessário proibir o estacionamento em diversas vias da região.

A partir das 23h do dia 16/11 às 2h do dia 20/11:

-Rua Dr. Padilha;
-Rua José dos Reis entre Rua Bento Gonçalves e número 658;
-Rua Bento Gonçalves, entre a Rua José dos Reis e a Rua Guineza;
-Rua Guineza;
-Rua Afonso Ferreira;
-Rua das Oficinas;
-Rua Henrique Scheid;
-Rua Sales Guimarães;
-Rua Gentil de Araújo;
-Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;
-Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;
-Rua Benício de Abreu;
-Rua Gen. Clarindo;
-Rua Dona Eugênia.

Nos dias 17, 18 e 19/11 (sexta-feira, sábado e domingo): das 16h às 2h do dia seguinte:

-Rua José dos Reis entre Rua Goiás e Rua Bento Gonçalves;
-Rua José dos Reis entre Rua Henrique Scheid e número 658.

Moradores do entorno

Os veículos de moradores, devidamente identificados com comprovante de residência, poderão acessar à área interditada. Entretanto, não poderão estacionar nas vias sinalizadas com proibição de estacionamento.

Videomonitoramento

Em função da grande quantidade de pessoas que irão assistir ao evento é extremamente importante que as vias na região estejam com suas condições de fluidez funcionando plenamente. Com objetivo de garantir a mobilidade nas vias de acesso ao estádio, além da atuação dos agentes em campo, também haverá fiscalização por videomonitoramento. As vias onde esse tipo de ação será desenvolvida estarão devidamente sinalizadas conforme determina a Resolução Contran 909/2022. Agentes de trânsito estarão fiscalizando através de câmeras, em tempo real, eventuais infrações de trânsito que estejam sendo cometidas, autuando os veículos infratores.

Recomendações importantes

– Os pedestres devem realizar as travessias nas faixas de pedestres e passarelas;

– É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos;

– É importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área;

– O uso do transporte público é a melhor opção para o deslocamento ao evento.

Efetivo e monitoramento

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 176  pessoas por dia, entre agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e orientadores de tráfego, 15 veículos operacionais e 20 motocicletas.

Para informar, orientar e alertar os motoristas e moradores, faixas serão instaladas na região. Além disso, serão utilizados 20 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e os desvios viários.

O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com câmeras e um drone. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, para minimizar possíveis impactos. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.

Ordenamento público

A Guarda Municipal do Rio montou esquema especial de patrulhamento com 200 agentes por dia em apoio ao show da cantora americana Taylor Swuift. O esquema operacional para as três noites evento tem início a partir das 14h, nas principais vias de acesso e no entorno do estádio para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, além de prestar orientações ao público em geral.

Guarda Municipal recomenda a utilização de transporte público para chegar ao evento, pois o local não contará com áreas específicas de estacionamento.

Limpeza

A Comlurb montou um grande planejamento especial de limpeza para os shows. A Companhia vai destacar em cada dia 102 garis e 13 agentes de limpeza urbana, que vão trabalhar em toda a parte externa do Engenhão, incluindo o calçadão e as vias de todo o entorno do estádio, principais ruas de acesso, como Doutor Padilha, José dos Reis, Arquias Cordeiro e Rua das Oficinas. Os serviços, que terão início às 7h, com a pré-limpeza para os eventos, se estenderão  até a madrugada.

A Comlurb contará com uma grande estrutura de veículos e equipamentos para atender as duas apresentações. A Companhia terá, por dia, três caminhões compactadores e um caminhão satélite para transporte dos resíduos removidos, além de duas mini-varredeiras, uma varredeira de médio porte e duas varredeiras de grande porte que vão auxiliar no trabalho de varrição das ruas e do calçadão. No fim dos serviços, será feita a limpeza hidráulica de toda a área com dois caminhões-pipa, com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito. Para facilitar o descarte correto de resíduos por parte dos frequentadores, serão colocados 40 contêineres de 240 litros em volta do estádio.

Estações da Supervia

Após o show, as estações da Supervia estarão abertas para desembarque, com exceção da Estação Olímpica do Engenho de Dentro que funcionará até as 0h30 para embarque. Haverá viagens com trens paradores e outras diretas para a Central. A estação da Praça da Bandeira não estará disponível para desembarque. Para Santa Cruz, as viagens serão paradoras nas estações do ramal Deodoro. As viagens no sentido Japeri terão paradas em Madureira e demais estações do ramal. Mais informações no site da concessionária.

Categoria:

  • 15 de novembro de 2023
  • Marcações: Centro de Operações Rio Estádio Nilton Santos operação especial Prefeitura do Rio shows Taylor Swift

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *