Japão e Irã são os campeões do Mundial de Futsal de Surdos

Nei José Sant’Anna


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Japão e Irã foram os grandes campeões do 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, disputado entre os dias 9 e 18 de novembro em São José dos Campos. As finais aconteceram neste sábado (18) na Farma Conde Arena.

A final feminina marcou o encerramento da competição. O Brasil, que tentava o bicampeonato, perdeu para o Japão nos pênaltis por 3 a 1, depois de um empate por 4 a 4 no tempo normal, e terminou com o vice-campeonato.

Já na final masculina o Irã levou a melhor sobre a Suécia, também nos pênaltis por 3 a 0, depois de um empate por 0 a 0 no regulamentar.

Mais cedo, na disputa do quinto lugar, o Brasil perdeu para o Kuait por 6 a 4 e terminou na sexta colocação.

O Mundial de Futsal contou com a participação de 400 surdoatletas de 16 países, divididos em 20 equipes, sendo seis na categoria feminina e 14 na masculina.

Este foi o segundo grande evento para atletas surdos realizado na cidade com apoio da Prefeitura. Em dezembro de 2021, São José dos Campos recebeu o Surdolimpíada Nacional, que contou com a participação de cerca de 800 atletas.

O campeonato é um evento internacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e do ICOM-Libras.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *