Alunos aprendem com voluntários no projeto Heróis em Ação

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

Educação integral para formação completa de cidadãos do futuro. Esta é uma das ações da Prefeitura de São José dos Campos, por meio Secretaria de Educação e Cidadania, com o projeto Heróis em Ação que, no decorrer deste ano letivo, fez a diferença em 12 escolas municipais de tempo integral. 

A iniciativa buscou engajar os estudantes em ações práticas de impacto positivo na comunidade escolar. Cerca de 80 professores passaram por formação para acompanhar e orientar os alunos nas atividades, com foco na realidade de cada comunidade e desafios para criação de projetos de impacto social. 

Durante esta semana, alunos e educadores participaram de atividades práticas no Cefe (Centro de Formação do Educador), com trilhas gamificadas e dinâmicas onde, de forma lúdica, puderam refletir e partilhar sobre o local onde vivem e os sonhos para o futuro. 

Fazer a diferença

Um dos exemplos é da Emefi Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, que fica no Jardim Limoeiro, na região oeste, onde os estudantes realizaram trabalho voluntário no Asilo Santo Antônio, sob orientação das professoras Tatiana Fazan e Elizandra Lemos.

As turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) fizeram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene para doar ao asilo, enquanto as dos anos finais (6º ao 9º ano), guiadas pela professora e fotógrafa Elizandra, realizaram uma visita ao asilo para a entrega das doações e todo o registro fotográfico da experiência. As belas fotos foram expostas na escola e emocionaram pais, educadores e os estudantes.

“Foi muito legal toda a ação. Percebi que não foi apenas a doação de produtos. Também doamos tempo, carinho e afeto. Achei importante e quero voltar lá no asilo”, disse Ana Luiza Martins da Silva, de 11 anos, do 6º ano. 

“Para mim, foi muito legal conhecer o asilo e poder passar um tempo com os idosos. Foi incrível”, afirmou João Jeremias de Oliveira Esteves, 11 anos, também do 6º ano.

“É bom ajudar as pessoas. Quando a gente ajuda, a gente ganha muito mais”, disse Filipe André Fernandes da Silva, de 11 anos, do 6º ano.

Sustentabilidade

Nas Emefis Vera Babo de Oliveira, que fica no Jardim Guimarães, e na Mercedes Rachid Edwards, localizada no distrito de São Francisco Xavier, ambas na região norte, o foco dos alunos no Heróis em Ação foi reciclagem e sustentabilidade. 

Davi Souza Bittencourt de Oliveira, 11 anos, e Giovanna Pereira, 10 anos, do 5º ano da Emefi Vera Babo, construíram com os amigos uma casa sustentável de garrafas PET e aprovaram a atividade diferente. 

“É importante falar sobre reciclagem porque precisamos cuidar da natureza. Os alunos da manhã juntaram as garrafas pet e os da tarde construíram a casinha. Ao lado dela fizemos uma horta”, afirmou Giovanna, orgulhosa da ação. 

“Eu achei muito legal. Nós usamos produtos reciclados para fazer uma casa sustentável. Discutimos nas aulas os 12 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e, a partir disto, pensamos no nosso projeto. A ONU é importante para ajudar o mundo. Devemos preservar o meio ambiente para a Terra durar mais”, afirmou Davi. 

“Foi ótimo poder expor nossos projetos e trabalhar sobre preservação na escola e aprender como cuidar da natureza para o futuro”, disse Marcos Vinícius Gomes dos Santos, 9 anos, do 4º ano da Emefi Mercedes Rachid Edwards. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *