IFSP firma acordo de cooperação com a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar – IFSP

Parceria irá promover o ensino e a aprendizagem dos jogos de xadrez e dos esportes da mente 

Nesta segunda-feira (27), o IFSP firmou um acordo de cooperação com a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar. A assinatura do documento ocorreu no gabinete do reitor Silmário Batista dos Santos, que recebeu o presidente da confederação, Marcus Vinicius Lobo, juntamente com o professor Ricardo Agostinho, diretor-geral do Campus Guarulhos. 

Por meio do acordo, o IFSP e a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar deverão atuar em conjunto para o desenvolvimento de projetos e ações educacionais, inclusivas, científicas, tecnológicas, inovadoras, ambientais e esportivas que envolvem os jogos e os esportes da mente, como o jogo de xadrez.  

O principal objetivo da parceria é a promover o ensino e a aprendizagem dos jogos de xadrez e dos esportes da mente, assim como levar conhecimento, inclusão social, inclusão digital e a saúde mental e suas possibilidades socioeducacionais, culturais, científicas e econômicas para crianças e adultos. 

O acordo também prevê algumas metas, entre as quais estão o compromisso de promover o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o IFSP, escolas de educação básica e a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, considerando a utilização das diferentes modalidades dos Jogos e Esportes da Mente para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática; promover a formação inicial e continuada de professores e oferecer à comunidade cursos de extensão e de profissionalização envolvendo os Esportes da Mente, contribuindo para um desenvolvimento intelectual que também estimule a concentração, a atenção e o raciocínio lógico. 

Acesse aqui a íntegra do acordo de cooperação. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *