Guarda Municipal participa de evento internacional sobre drogas

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A GCM (Guarda Civil Municipal) está presente no Congresso Internacional Freemind, que está sendo realizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. Considerado um dos maiores da América Latina relacionados à discussão sobre o problema do uso de drogas, o evento começou na quarta-feira (29) e vai até sábado (2).

Representando a corporação, a equipe responsável pelo programa de ronda escolar participou na quarta-feira (29) de palestras e atividades sobre o desenvolvimento de planos de ação. Integrantes da Patrulha Maria da Penha e do grupo de patrulhamento de bicicleta também fazem parte do grupo.

“Essa capacitação é de extrema importância”, disse o guarda municipal João Paulo Mota. “Como o evento é multidisciplinar, estamos compartilhando experiências e adquirindo conhecimentos de profissionais da educação e saúde sobre a situação atual do país e do mundo no combate às drogas.”

Rondas

O programa de ronda escolar na cidade é desenvolvido de forma pioneira e integrada pela Prefeitura. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2021-2024.

As rondas são diárias, nos horários de entrada e saída dos alunos, além de visitas periódicas às escolas para alinhamento de informações com as equipes gestoras. O grupamento conta com bicicletas elétricas e convencionais. Vans servem de base móvel para o patrulhamento no perímetro escolar.

A segurança no interior das escolas municipais é realizada por vigilantes de empresas particulares. Há também um sistema de câmeras internas e externas, monitoradas pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), além de botão de pânico integrado para o pronto atendimento da GCM e demais forças de segurança, caso necessário.

Guardas e profissionais de educação e saúde compartilham experiências


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *