Prefeitura de Cuiab | Limpurb realiza limpeza em crregos duas vezes por ano e refora pedido para auxlio da populao para conservao

Cada um dos 33 córregos de Cuiabá passa por processo de retirada de resíduos e descartes irregulares ao menos duas vezes ao ano. Evitando assim problemas como assoreamento, enchentes e mau cheiro para as populações dos bairros e da região central. 

Segundo o diretor e limpeza da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Anderson Mattos o cronograma de limpeza obedece a uma lista pré-definida pela prefeitura, que prioriza pontos mais críticos. Uma equipe com 8 profissionais e máquinas como retroescavadeira e caminhão trabalham diariamente para realizar o serviço. 

“A Limpurb realiza um serviço contínuo de limpeza dos córregos, é um trabalho essencial e que nós valorizamos muito porque compreendemos a importância dos recursos hídricos em uma cidade como Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro pede que a nossa atenção constante e estamos atendendo aos pedidos dos bairros com rapidez, mas precisamos contar também com o apoio da população, que deve evitar jogar lixo nos córregos”, afirmou o diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite. 

Em muitos casos, córregos que passam por Cuiabá são completamente limpos três vezes ao ano. Isso acontece porque logo após o fim do serviço da Limpurb ocorre lançamento de resíduos irregular no local, como entulho e lixo doméstico.

O volume de lixo lançado em córregos é tão grande que a equipe responsável pelo serviço retira quatro caminhões de lixo em cada córrego onde o serviço é realizado, segundo o coordenador técnico de limpeza, Valmir Molina. 

“Entre os resíduos recolhidos no leito dos córregos, além do lixo orgânico, estão restos de construção, pneus, latas e garrafas, móveis velhos, eletrodomésticos, carcaça de carros e motos, animais mortos e muito lixo ensacado”, afirma Molina. 

O que muita gente não sabe é que a Limpurb e a prefeitura de Cuiabá oferecem um serviço de agendamento de mutirões para a coleta de móveis inservíveis denominado Cata Treco, que pode ser solicitado através do número  65 992436502 (WhatsApp). 

Atualmente a Limpurb trabalha no córrego do bairro Jardim Florianópolis desde a última segunda-feira (27), com a previsão de seguir até a próxima semana, encerrando na próxima segunda-feira (4/12). 

A partir de dezembro, bairros como Areão, Canjica, Dom Bosco, Pedregal, São Mateus, centro América e Dom Aquino, cortados pelo córrego do Barbado, serão atendidos pela Limpurb.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *