Prefeitura de Cuiab | Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temticas do movimento afro-brasileiro

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram neste sábado (2), das atividades de socialização do Projeto Minha Cor, Minha Raça. Foram oficinas, jogos e apresentação dos trabalhos com a participação da comunidade escolar.

A professora de História, Juliana Bezerra, responsável pelo projeto que envolve todos os profissionais da unidade explicou que o objetivo é trabalhar o movimento afro, oportunizando aos estudantes e à comunidade escolar, reconhecer a ancestralidade do povo brasileiro. “Por meio das  ações propostas, pretendemos alcançar o reconhecimento e o respeito dos estudantes, rompendo a barreira do preconceito”, explicou Juliana Bezerra.

O evento contou com oficinas de pintura corporal africana, confecção de bonecas negras, as aboyomi, que significa ‘o melhor de mim para ti’, oficina de trança, pintura em tela, jogos africanos como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, entre outros, oficina de dança e palco.

Ensino da cultura afro-brasileira

Com foco nas disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa o estudo da cultura afro-brasileira é realizado de maneira interdisciplinar, pelas unidades educacionais da rede pública, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As unidades educacionais  desenvolvem projetos e ações dentro dessa temática, de acordo com seus Projetos Políticos Pedagógicos e, a Secretaria Municipal de Educação oferece seminários sobre o tema para os profissionais e orientações pedagógicas para as unidades que solicitam.

Unidade educacional

A EMEBC Profª. Benedita Xavier Rodrigues atende 411 estudantes da Pré-Escola até o 4º Ano do Ensino do Fundamental, do Distrito de Nossa Senhora da Guia e comunidades Lajinha, Santa Luzia,  Pai André, Rio Azul, Fazendinha, Terra Vermelha, Vila Boa Esperança, Machado e Condomínio Águas Claras.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *