Jornada da Inclusão: Trabalha Rio cadastra pessoas com deficiência para vagas de emprego – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O cadastro será realizado em evento no Planetário do Rio – Divulgação

O Trabalha Rio participa nesta terça-feira (5/12) da Jornada da Inclusão, Mais Inclusão e Menos Capacitismo, no Planetário do Rio. As pessoas com deficiência poderão se cadastrar no programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio (SMTE). Neste ano, foram oferecidas 2.733 vagas voltadas para estes trabalhadores em empresas parceiras da SMTE.

– De acordo com nosso Observatório do Trabalho, dos 3.405 encaminhamentos para processo seletivo, apenas 160 pessoas com deficiência conquistaram, de fato, um trabalho. O número é muito baixo. Por isso, temos intensificado as nossas ações em defesa da inclusão – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Além do balcão de emprego e de assistência jurídica, serão realizadas palestras, oficinas, espetáculo teatral e show no Planetário. Tudo gratuito e voltado para as pessoas com deficiência. As inscrições para a participação no evento ainda podem ser feitas no nos perfis de Instagram do Trabalha Rio (@trabalha.rio), da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (@smpdrio) e do Planetário (@planetariodorio).

A Jornada da Inclusão começa às 9h. E, às 10h30, o público será convidado a embarcar em uma visita guiada pelo Museu do Universo. Na programação,  também estão incluídos sorteios, oficinas de pintura e libras e, entre outras palestras, a de “Emprego Apoiado – Política de Equidade para a Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência”, com a subsecretária Flávia Cortinovis, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento também contará com apresentação musical.

De acordo com a secretária municipal de Pessoa com Deficiência do Rio, Helena Werneck, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, firmando inclusive parcerias com diversas instituições.

– Atuamos em várias frentes nos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência e nas cinco moradias assistidas, por meio do desenvolvimento de políticas públicas como Emprego Apoiado, Linguagem Simples e Eu me Protejo, de proteção contra violência infantil – assinalou a secretária.

O presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, afirma que a instituição vem investindo, cada vez mais, na democratização da ciência, da educação e da diversão.

– O Planetário sempre abriu suas portas para a inclusão. E é muito importante promovermos esse encontro para discutirmos formas de ampliarmos as ações para as pessoas com deficiência.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea.

Categoria:

  • 4 de dezembro de 2023
  • Marcações: cadastro Jornada da Inclusão Pessoa com deficiência Planetário Prefeitura do Rio Trabalha Rio Trabalho e Renda Vagas de Emprego

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *