Operação integrada da Prefeitura de Sorocaba realiza ação preventiva na região do Jardim Zulmira – Noticias

Por: Luís Gustavo Adabro

Operação integrada da Prefeitura de Sorocaba, envolvendo as secretarias municipais de Gabinete Central (SGC), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Civil Municipal (GCM), mais equipes do programa municipal “HumanizAção”, ocorreu na região do Jardim Zulmira, nesta terça-feira (5).

A ação, que contou com mais de 40 profissionais, oito veículos do “HumanizAção”, duas viaturas da Defesa Civil, um carro da Fiscalização e mais duas viaturas da GCM, teve início às 15h e avançou até o fim da tarde. A operação priorizou trecho da ponte localizada na Rua Humberto de Campos, com objetivo de realizar averiguações, coibir a criminalidade e eventuais irregularidades administrativas.

Além disso, o intuito foi realizar, inclusive, abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua nessa localidade. Ao todo, 15 pessoas foram abordadas, às quais foram oferecidos atendimentos e acolhimento no SOS, porém, todas não aceitaram, apesar da perseverança das equipes especializadas de assistência social.

Durante a operação, um ferro-velho foi notificado para encerrar suas atividades, as quais foram interrompidas por falta de alvará de funcionamento. Já, a equipe da Defesa Civil realizou a poda de uma árvore em que os galhos se sobressaiam ao passeio público, dificultando o tráfego de pedestres. Também foram recolhidos 650 quilos de materiais inservíveis abandonados nesses locais, tais como colchões e papelão molhados, pedaços de móveis apodrecidos, entre outros.

“Essa operação teve como objetivo identificar pontos específicos da cidade, com a presença de pessoas em situação de rua, oferecendo todo tipo de auxílio e atendimento a elas. Aproveitamos a oportunidade e, com o apoio da GCM, também realizamos ações, a fim de coibir a ocorrência de qualquer tipo de irregularidade nos pontos visitados, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores da região do Jardim Zulmira adjacências”, ressaltou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

“Com o apoio de várias outras secretarias municipais, além de oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua, fizemos trabalhos de poda de árvore e limpeza, como o recolhimento de inservíveis que, em período de chuvas intensas, acabam também prejudicando as galerias de águas pluviais, podendo gerar alagamentos”, apontou o secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.

Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Central de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Em relação ao “HumanizAção”, a população pode colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. Os contatos são pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, também 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS, e (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *