Pessoas acima de 18 anos com esquema básico podem tomar a dose de reforço com a Pfizer Bivalente

A Prefeitura de João Pessoa inicia a semana fazendo o alerta sobre a prevenção vacinal e convocando as pessoas que já podem tomar a dose de reforço com a Pfizer Bivalente. Nesta segunda-feira (18), a vacina está disponível as pessoas maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única) e, recentemente passou a ser recomendada uma nova dose para pessoas idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. Também é necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante.

A recomendação para administração da nova dose de reforço veio por meio de nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), diante dos riscos de surgimento de novas variantes, que podem repentinamente alterar o cenário epidemiológico da doença.

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para todas as pessoas acima de seis meses de idade. Além dessa proteção, o alerta segue para que toda a população mantenha a caderneta com as vacinas em dia.

“Alertamos para que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia, principalmente das que frequentam ambientes educacionais, porque estão em contato com outras crianças e adultos e desta forma, estão mais propensas a determinadas doenças. A mais comum, são as síndromes respiratórias. A vacinação é o maior meio de prevenção!”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da PMJP.

Grupo de maior risco – São os que exigem cuidados redobrados corresponde a idosos e imunocomprometidos, que são as pessoas que vivem com HIV, que foram transplantadas, que estão em uso de imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Locais de vacinação nesta segunda-feira (18)

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *