Agência Minas Gerais | Secretaria de Saúde disponibiliza curso on-line gratuito para atualização em manejo clínico de arboviroses

Está disponível, no ambiente virtual de aprendizado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o curso Arboviroses, para atualização do manejo clínico de pacientes com dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Voltado para os profissionais de saúde envolvidos no atendimento à população afetada por essas doenças, o curso aborda sintomas, sinais de alarme, diagnóstico diferencial e tratamento.  

Em 2023, a SES-MG já havia disponibilizado os cursos ‘Arboviroses I – Dengue’ e ‘Arboviroses II – Chikungunya’ para auxiliar os profissionais de saúde de todo o estado no diagnóstico e tratamento, de forma mais assertiva e oportuna, especialmente em situações de surtos e epidemias.

“Essa é uma das diversas ações de capacitação da SES-MG relativas às arboviroses para o ano de 2024. O curso é on-line, gratuito e disponível a todos os municípios. Vamos enfrentar mais um período sazonal e estamos nos preparando de forma qualificada, atuando em várias frentes”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

O subsecretário também anuncia a realização, nos dias 7 e 8/2, de uma edição presencial do curso de manejo clínico em pacientes com dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “Vamos receber enfermeiros e médicos das Unidades Regionais de Saúde (URS) de todo o estado a fim de formarmos replicadores em potencial em seus territórios, para que a qualificação possa chegar em toda a rede de atenção, de Unidades Básicas de Saúde a Unidades de Pronto Atendimento”, ressalta.

O curso on-line pode ser acessado neste link.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *