Agência Minas Gerais | Campo Experimental da Epamig em Uberaba é referência em Melhoramento Genético do Gir Leiteiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que completa 50 anos em 2024, é referência nacional em pesquisas com bovinos e no melhoramento genético da soja no Campo Experimental Getúlio Vargas, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

Este campo é a sede da Epamig Oeste, também presente nos municípios de Patrocínio e Patos de Minas (no Alto Paranaíba). A Unidade Experimental, fundada em 1937 pelo Governo Federal, passou para a Empresa no ano de 1975. 

Dentre os serviços oferecidos pela Unidade estão a venda de matrizes, reprodutores, oócitos e embriões de Gir Leiteiro; análises laboratoriais de solo e de semente (macro e micronutrientes, matéria orgânica, condutividade elétrica, fósforo remanescente e fertilidade). Além da transferência de tecnologias, por meio de publicações, visitas e eventos técnicos.

Gir Leiteiro

A raça Gir Leiteira, que é originária da Índia, adaptou-se muito bem à região tropical do Brasil e caracteriza-se pela alta produtividade leiteira. Os animais se destacam pela rusticidade, docilidade, capacidade produtiva e reprodutiva e boa produção de leite a pasto.

O Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro do Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig é referência nacional. As pesquisas estão voltadas para reprodução, produção e qualidade de leite, manejo de ordenha, nutrição e sanidade animal, sempre com foco na diminuição dos custos, tornando a atividade atrativa do ponto de vista econômico.

A Epamig realiza, anualmente, durante a Expozebu, o Shopping Gir Leiteiro no qual disponibiliza, por leilão, matrizes (vacas), novilhas, touros, lotes com doses de sêmen e com embriões sexados de fêmeas de alto valor genético, além de oócitos (célula que dá origem ao óvulo) para produção de embriões.

Soja

As pesquisas em Melhoramento Genético da Soja contribuíram para um aumento superior a 200% da produtividade média do grão no país nas últimas décadas. O Programa, implantado no início da década de 1970, em parceria com a Embrapa, desenvolveu cultivares convencionais, transgênicas e especiais para alimentação humana, algumas delas como resistência ao nematoide de cisto e à ferrugem asiática, principal doença associada à cultura.

Epamig

A Epamig conta com Sede administrativa em Belo Horizonte, dois institutos de ensino superior em tecnologia (Juiz de Fora e Pitangui), cinco unidades descentralizadas e 22 campos experimentais distribuídos em diferentes regiões do estado de Minas Gerais e dedica-se a pesquisar inovações e soluções tecnológicas para a agricultura, a pecuária e a agroindústria mineiras.

Conheça mais sobre as linhas de pesquisa e Unidades da Epamig clicando aqui.

Campo Experimental Getúlio Vargas – Uberaba MG – (34) 3317-7600, cegt@epamig.br. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *