Ações de sinalização de solo feitas pela Semob em 2023 equivalem à área de 18 campos de futebol – Noticias

Fotos: Semob

Por: Eduardo Santinon

 

Nesta quarta-feira (16) houve mudança de sentido de tráfego em rua no Jardim Magnólias. Pintura de solo foi refeita no local, que ganhou também novas placas também

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realiza um permanente serviço de revitalização e instalação de novos pontos de sinalização de solo em vias de todas as regiões da cidade. Somente em 2023, o setor executou esse tipo de trabalho em 150,7 mil metros quadrados de pavimento, área total equivalente a mais de 18 campos de futebol em tamanho oficial.

O serviço ocorre tanto nos principais corredores de trânsito, como as avenidas Dom Aguirre, Ulisses Guimarães e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, além de vias secundárias e ruas em bairros, seja para recuperar pontos cuja sinalização esteja deteriorada devido à ação do tempo e o fluxo de veículos, bem como para novas demarcações.

As ações contemplam, por exemplo, pinturas decorrentes de alterações de sentido de ruas, criação de binários viários, instalação de faixas de travessia e melhorias a partir da instalação de conjuntos semafóricos, pintura de ciclovias, manutenção de lombadas e demarcações de pontos de parada e de vagas especiais, seja de transporte escolar, seja de carga e descarga.

“O trabalho não para e a Semob tem uma equipe técnica, de engenharia, responsável por analisar cada via e definir o melhor tipo de intervenção e de sinalização, de forma a dar mais fluidez ao tráfego e proporcionar mais segurança aos motoristas, pedestres e a todos aqueles que transitam por Sorocaba”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Tanto é que, nesta terça-feira (16), passou a operar mudança de direção na Rua Júlio Durscki, no Jardim Magnólias. Essa via, que era de mão dupla, agora tem sentido único, no trecho entre a Rua Francisco de Loureiro até a Avenida Sorocaba. No local foram implantados 53 metros quadrados de sinalização horizontal, ou seja, de solo, e mais cinco placas de trânsito.

O mesmo ocorreu a partir do funcionamento de novo conjunto semafórico, no cruzamento da Rua Valter Luís D´Ávila com a Rua José Tótora, no bairro Central Parque, Zona Oeste da cidade, que opera desde o último dia 5 de janeiro. Ao todo, foram instalados seis grupos focais veiculares (semáforos) e 500 metros quadrados de sinalização de solo, além de seis placas de trânsito.

“Em intervenções como essas sempre há, também, a atuação de agentes de trânsito da Semob, para orientar os motoristas e coordenar o tráfego, além da instalação de cavaletes de sinalização nos arredores. Porém, a recomendação fundamental é para que os motoristas tenham sempre cautela ao trafegar, e não apenas em pontos que receberam algum tipo de alteração viária. O respeito às regras de trânsito é determinante na segurança viária”, complementa Paschoini.

Segundo a Semob, além da sinalização horizontal, em 2023 foram instaladas 3.800 novas placas de trânsito (sinalização vertical), inclusive em substituição a dispositivos que apresentavam algum tipo de desgaste. “E a população sempre pode colaborar, apontando locais em que há necessidade de melhorias de sinalização viária. Todas as demandas são checadas pela equipe do setor de Engenharia da Semob e providenciadas as melhores soluções”, frisa o secretário.

Os principais canais de contato com a Semob, para solicitação de serviços ou denúncias, são: os telefones 118 e (15) 3519-3101; o e-mail: semob@sorocaba.sp.gov.br; pela Ouvidoria da Urbes, via site: www.urbes.com.br  ou diretamente na sede da Semob, que fica na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *