Agência Minas Gerais | Defesa Civil de Minas Gerais alerta para possibilidade de tempestade severa

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população mineira para a possibilidade de chuva intensa com acumulados pluviométricos significativos, ventos fortes, granizos e raios entre a tarde desta sexta-feira (19/1), durante todo o fim de semana, e até às 10h de segunda-feira (22/01) para grande parte do estado de Minas Gerais.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), uma nova frente fria no litoral do Sudeste brasileiro deixará o tempo muito instável e há previsão de tempo severo com tempestades nível 1 e 2 para boa porção do estado, com exceção das mesorregiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, onde há possibilidade de chuvas não severas.

Para o fim da tarde de sexta (19/1), há previsão de chuva forte no Sul, Zona da Mata e Centro, incluindo Belo Horizonte e a Região Metropolitana. 

No sábado (20/1), a previsão é de tempestade severa no Triângulo/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Central Mineira, sul do Jequitinhonha, sul do Norte e sul do Noroeste Mineiro. Já para o norte do Noroeste e em áreas das regiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, há previsão de tempestades isoladas.

Para domingo (21/1), a previsão é de tempestade severa novamente, com chuvas intensas com acumulados pluviométricos significativos, ventos fortes, granizos e raios em todas as regiões de Minas. Para mesorregiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri há previsão de tempestades não severas.

Diante da previsão, é importante que todos os mineiros estejam atentos. Por isso, ressaltamos a importância de se cadastrar no sistema de emissão de alertas meteorológicos. O serviço é gratuito, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.

Dicas de prevenção:

1. Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada e mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda.

2. Não tente atravessar enxurradas.

3. Em caso de raios e tempestades, procure abrigo em construções e veículos. Se estiver ao ar livre e não houver abrigo disponível, posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.

4. Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível.

5. Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco, até que as autoridades deem a devida liberação e garantam a segurança.

6. Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *