Prefeitura de Sorocaba inicia obras de infraestrutura urbana em pontos danificados pelas chuvas – Noticias

 

Fotos: Thiago Delmonde (Segov) e Ivan Flores (Saae/Sorocaba) 

Por: Eduardo Santinon

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e das secretarias municipais, iniciou uma série de obras de infraestrutura urbana para recompor locais danificados pelas chuvas intensas do último fim de semana. Há equipes em diferentes pontos da cidade, cujos trabalhos seguem em ritmo acelerado.
As intervenções, em um primeiro momento, estão sendo executadas com recursos próprios. Ocorre a recuperação de estruturas de travessia, pavimentação e calçadas das Ruas Professora Guida Mares (Central Parque) e Laura Maiello Kook (Ipanema das Pedras), além da manutenção e limpeza da bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha, piscinão que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus.

Também há frentes de trabalho no trecho onde o córrego da Água Vermelha passa sobre a Avenida Pereira Inácio, em que a pista já foi refeita e restam as intervenções na rede de esgoto, assim como na Rua Professora Ana Rita Moraes Coelho, no bairro Barcelona, onde houve afundamento de pista. Na Avenida São Paulo também há ações de recuperação, nas proximidades do acesso ao Jardim Bandeirantes, e na travessia de córrego existente na Rua Eulália Silva, no Jardim Faculdade.

“As equipes estão empenhadas e é preciso agradecer pela pronta resposta frente aos funcionários nesse momento difícil, em que muitos acessos foram destruídos pela chuva sem precedentes que caiu em Sorocaba”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que vistoriou as obras nesta quarta-feira (24), acompanhado pelo diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Maquinários como escavadeira hidráulica, retroescavadeiras e caminhões foram mobilizados para os pontos. Especificamente no RDC Água Vermelha, está sendo montada a escavadeira do tipo flutuante, a mesma daquela utilizada nas ações de desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, no ano passado.

Todos os pontos de obras estão devidamente sinalizados, pois apresentam interdição total de via ou acesso parcial de veículos. Eles estão sendo monitorados pelos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), sobretudo nos horários de pico de movimento, motivo pelo qual a recomendação é que os motoristas redobrem a atenção.

A previsão de entrega das obras varia de local a local e vai também depender das condições climáticas favoráveis, mas a estimativa é que todos os pontos estejam finalizados em até dois meses. “As obras complementam pontos das cidades que necessitavam de alívio no volume de chuvas para ter início com segurança, tanto para as equipes como para não comprometer os locais de intervenção”, disse o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Da mesma forma, o Saae/Sorocaba também dará sequência às ações na região do Parque das Águas e Parque Vitória Régia, assim como em pontos da Rua Juvenal de Campos. Ao passo que as obras de desassoreamento do Rio Sorocaba, nas proximidades da Praça Lions, prosseguem, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), como parte do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *