Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é alternativa para quem não vai viajar no carnaval

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é alternativa para quem não vai viajar no carnaval




Um dos períodos mais aguardados do ano, o Carnaval costuma ser o feriado com o maior movimento nas estradas. Mas para quem não quer encarar congestionamentos, horas de viagem e prefere a calmaria em vez da folia, uma boa opção é o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. A unidade, aliás, irá funcionar normalmente neste Carnaval, fechando somente na segunda-feira (12) para manutenção.

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, que completa 26 anos em 2024, está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. A unidade também guarda flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos subvulcânicos.

Há dois acessos ao parque. Um deles, o chamado Acesso Sul, pode ser feito por dois caminhos. Por Nova Iguaçu, pelo bairro Caonze, passando pelas ruas Benjamim Chambarelli, Capitão Edmundo Soares e Juvenal Valadares até chegar à Estrada da Cachoeira, onde fica a portaria. Ou então por Mesquita, no bairro Coreia. Ao final da Avenida Brasil, basta cruzar uma pequena ponte que levará à Estrada da Cachoeira.

É no lado sul que estão localizadas diversos poços d’água e cachoeiras liberadas para o banho, entre elas a Véu da Noiva, onde também é possível a prática do rapel. Para chegar até estes pontos o visitante percorre trilhas sinalizadas que contam parte da história de Nova Iguaçu, como a sede da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960.

Já no Acesso Norte, no Bairro da Luz, também é possível fazer atividades mais radicais, como o voo livre de asa-delta e parapente, partindo da rampa existente da Serra do Vulcão, rapel negativo na Pedra da Contenda e passeio de mountain bike. Atividades radicais ou voltadas para a educação ambiental que sejam realizadas em grupo devem ser agendadas com antecedência. A solicitação deve ser feita por e-mail: parquemunicipal@gmail.com.

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 16h. Para acessar é preciso apresentar documento original de identificação com foto.

Saiba o que não é permitido no parque:
• Entrar no parque com animais domésticos;
• Deixar lixo fora dos coletores;
• Danificar as sinalizações;
• Atear fogo;
• Entrar no parque com veículos automotores, exceto com autorização;
• Mudas, plantas e flores em geral não podem ser retiradas do parque, exceto para fins científicos e com autorização da administração do parque;
• Montar barracas, acampamentos e fogueiras, exceto com prévia autorização;
• Utilizar Fogareiros e churrasqueiras;
• Mergulhar de cabeça nos poços, cachoeiras e piscinas naturais;
• Provocar estampidos, emitir gritos ou barulhos, como caixas de som, que possam perturbar a fauna silvestre ou interferir na experiência de outros visitantes;
• Fazer marcações/pichações de qualquer natureza em elementos naturais e estruturas do parque;
• Acessar atalhos não autorizados ou áreas interditadas;
• Portar arma branca ou de fogo, atiradeiras, armadilhas, foices e similares;
• Usar produtos químicos (sabonetes, shampoo, perfumes etc), exceto protetor solar e repelente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *