Exposição “Sorocaba, Primeiros Tempos” é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba – Noticias

 

Fotos: Lucas Luan Lisboa/Secult

Por: Mariana Campos

A população já pode conferir a exposição “Sorocaba, Primeiros Tempos”, com obras do artista Santiago Ribeiro, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A mostra conta com maquetes de prédios antigos de Sorocaba que ajudam a contar a história local. A entrada é gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

O trabalho do artista plástico Santiago Ribeiro é uma forma de homenagear e manter viva a história de Sorocaba. As reproduções foram feitas de papelão reciclado em uma proporção 25 vezes menor que as construções reais.

Natural de Sorocaba, Santiago Ribeiro cria maquetes e cenários com diversos materiais. Em seu currículo, constam 21 exposições, entre coletivas e individuais, diversos prêmios na arte literária e um na área artística.

O artista já demonstrava, desde criança, interesse e uma forte paixão pela arte. Com o passar do tempo, foi-se aperfeiçoando e reinventando novas técnicas na concepção de sua arte, sinalizando um estilo próprio, uma marca pessoal, independente de qual seja o perfil da obra, seja barroco ou moderno, alegórico ou rústico, folclórico ou futurista.

Em meados de 2000, iniciou uma nova modalidade de arte: as colagens com papel. Os temas variam de acordo com a inspiração e o estilo clean destas colagens é uma de suas marcas mais marcantes. A arte da literatura também entrou em sua vida, já no começo dos anos 90. Seu primeiro livro, ainda escrito à mão, foi um romance de terror, “A Casa Maldita”, de 1991.

“Sorocaba, Primeiros Tempos” pode ser conferida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *