População pode conferir exposição com obras têxteis no Pátio Cianê Shopping a partir desta sexta-feira (1) – Noticias

Por: Mariana Campos

A exposição “Mulheres e Arte”, com obras têxteis da artista visual Ana Maria Reis, entrará em cartaz, nesta sexta-feira (1), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita poderá ser conferida no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 5 de abril.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, a iniciativa tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

Ana Maria Reis apresenta obras com bordados em homenagem às mulheres e à natureza, inspiradas em sua trajetória de vida e estudos relacionados aos coletivos têxteis que são privilegiados pelas relações femininas.

Os trabalhos da artista utilizam entrelaçamentos de elementos têxteis, que são explorados pela diversidade artística e materialidade, proporcionando uma vasta riqueza de cores, formas e texturas resultantes das pesquisas de Ana Maria Reis.

Ao abordar temas de criação artísticas convencionais, a artista visual agrega a linguagem têxtil em suas obras, com linhas, lãs, fibras e tecidos em suas construções. Um suporte artístico que tem obtido visibilidade e abrangência na arte contemporânea, sendo considerado um campo promissor sobre perspectivas nacionais e internacionais.

A arte têxtil contempla características marcantes na ancestralidade e cultura pela diversidade que apresenta e, sua identificação com o universo feminino, com memórias afetivas e as representatividades das mulheres no campo artístico, possibilitou o trabalho com novos materiais, novas técnicas, práticas e estilos, ganhando potentes contextos nas artes visuais.

Ana Maria Reis reside e trabalha em Sorocaba. Através de técnicas e materiais têxteis diversificados, trafega nas questões de consciência planetária, estruturando processos, poética e materialidade. Atua como pesquisadora têxtil há 40 anos nos questionamentos de natureza, de espaço e de culturas em suas obras, agregando temas relacionados aos valores históricos por acreditar na relevância da arte têxtil e comportamentos humanos.

Durante o percurso e vivências artísticas, atuou paralelamente com o campo educativo por 30 anos. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Pós-graduação em Estatística pela USP (Universidade de São Paulo) e, atualmente, pesquisa a relação do bordado nos movimentos de fortalecimento dos coletivos no curso de pós-graduação em Bordado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Expõe suas obras há 20 anos focando a divulgação da linguagem têxtil para o conhecimento em vários seguimentos dos campos das artes visuais. Participou dos Festivais de Arte Têxtil – Fibra de Artista (RS), com exposição individual e coletiva; exposição ALESP; Projeto “Ô de Casas” (com Mônica Salmaso); e exposições com os coletivos Grupo Matilha e Teia Movimento de Arte. Em 2020, teve sua obra “Quando o Sol Nascer” classificada na Pré Bienal WTA (Word Textile Art), no Chile, e selecionada pelo Comitê Organizador da XI Bienal Internacional de Arte Beijing, 11th LB Fiberart, na exposição de arte têxtil em Pequim, na China.

“Mulheres e Arte” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *