Novos residentes participam do Dia da Integração no HM

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal realizou nesta terça-feira (5) o Dia de Integração dos novos médicos no programa de Residência Médica. A integração marcou o início da especialização da turma de 2024. 

São 48 médicos que ficarão no hospital por 2 ou 3 anos, dependendo da especialização. Eles vieram de vários estados do país, como Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo e até da Bolívia. A média é de 600 inscrições por ano.

Saul Diego Torrico acredita que chegou ao lugar certo. Ele é boliviano e veio validar o diploma no Brasil por ter uma irmã que já mora em São Paulo. “Pesquisei cidades seguras e desenvolvidas para fazer a especialização e encontrei São José. Li sobre o programa do hospital para fratura de fêmur e fiquei impressionado, vou me especializar em Ortopedia. Aqui tem recursos e pacientes”, afirmou.

A turma 2024 terá 11 áreas de especialização – Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia, Pediatria, Neonatologia e Urologia.

“Me apaixonei pela cidade no dia que vim fazer a prova da Residência. Não conhecia o hospital, mas as pessoas daqui falam muito bem, dizem que nesse hospital o SUS funciona”, afirmou Lucas Caetano Rodrigues, que é do Pará e morava no Tocantins. Ele vai se especializar em Anestesiologia.

Na Integração, os novos residentes participaram de palestras sobre o Hospital Municipal, com os temas Recursos Humanos, Hotelaria, Farmácia, Nutrição, Qualidade, Medicina, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Serviço de Controle de Infecção, Tecnologia da Informação, Engenharia de Segurança do Trabalho.

“O Hospital da Vila tem muito a oferecer e contribuir para a formação na especialidade médica que escolheram”, afirmou o médico Afonso Guedes, coordenador da Comissão de Residência Médica do HM.

Lucy Montoro

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em São José, recebeu este ano mais dois médicos para especialização em Fisiatria – Medicina Física e Reabilitação. A unidade passou a ter 6 residentes. Desde 2014, o Lucy oferece vagas anuais de residência nessa especialização.

“É muito gratificante participar da formação destes médicos, melhorando a qualidade da assistência ao paciente”, afirmou a médica Maria Angélica Jajáh, diretora técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O Hospital Municipal e o Centro Lucy Montoro são gerenciados pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O HM é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e o Lucy, pelo governo do Estado. Os dois atendem 100% SUS.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *