Largo Beth Carvalho é entregue  à população revitalizado, e estátua do Manequinho volta a funcionar – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Estátua do Manequinho no Largo Beth Carvalho, em Botafogo – Beth Santos / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio entregou neste sábado (30/03) a reurbanização do Largo Beth Carvalho, localizado na Rua General Severiano, em Botafogo. O espaço, em frente à sede do Botafogo de Futebol e Regatas, foi totalmente revitalizado, por meio de parceria entre o município e o clube. Os trabalhos foram coordenados pela Subprefeitura da Zona Sul, com serviços executados pela Secretaria de Conservação. As intervenções são parte importante da implantação do Museu do Botafogo, que tem previsão de inauguração no fim do ano.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, participaram da entrega das melhorias ao lado do presidente do Botafogo, Durcesio Mello.

– Beth Carvalho foi a pessoa que me fez gostar de samba. Minha mãe tinha vários LPS, eu tive a chance de contar isso para Beth. A gente tinha um sítio em Mendes, e era sempre aquele LP tocando. A Beth é um desses ícones da nossa cultura, é uma instituição carioca – disse Eduardo Paes.

A reurbanização do largo permitiu a implantação de rede de drenagem e caixas-ralo, colocação de meio-fio e piso intertravado e reposição de pedras portuguesas na calçada. Além disso, a estátua do Manequinho passou por limpeza e manutenção e voltou a fazer “xixi”, depois de cerca de seis anos. O projeto do largo é de autoria de Ricardo Macieira, curador e coordenador do Museu do Botafogo e ex-secretário de cultura do Rio.

Segundo Flávio Valle, a revitalização do Largo Beth Carvalho faz parte do projeto do museu do clube e vai valorizar o espaço, garantindo mais visibilidade para o palacete de General Severiano e para o Manequinho:

– Não só o Largo Beth Carvalho está sendo revitalizado hoje, mas nós temos um cenário de muita grandiosidade para o entorno dessa área. São diversos projetos de melhorias. O palacete é um dos dois últimos remanescentes da arquitetura neocolonial na cidade do Rio, e o Manequinho é tombado como Patrimônio Cultural da Cidade. Com a reurbanização, o Largo se transforma numa grande esplanada com perspectiva ampla do palacete. O Manequinho, também restaurado, voltou a fazer seu famoso xixi. O largo agora conta com uma grande calçada, com mosaico de piso intertravado nas cores do clube (preto, branco e cinza), novas jardineiras e piso em pedras portuguesas pretas. Tenho certeza que a torcida alvinegra está bem feliz.

Filha de Beth, a atriz Luana Carvalho participou da cerimônia em Botafogo:

– Fico muito feliz e honrada pelo fato de ser junto ao Botafogo o Largo Beth Carvalho. Porque era um amor de fato recíproco.

Categoria:

  • 30 de março de 2024
  • Marcações: Botafogo largo beth carvalho manequinho Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *