Dia D contra a gripe terá mais de 600 pontos de vacinação pela cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio – Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (13/4), o dia D de vacinação contra a gripe. Mais de 600 pontos de vacinação serão disponibilizados, das 8h às 17h, em toda a cidade, nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas. A lista completa dos locais estará disponível para consulta a partir da tarde de sexta-feira, no site da SMS.

Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% a mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza. Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

– O pico da doença ocorre nos meses de julho e agosto, no inverno, então é importante que a população esteja vacinada antes desse período. O ideal é que as pessoas busquem se vacinar o mais rápido possível, para estarem protegidas. Essa vacina é muito segura e, para facilitar o acesso, disponibilizamos centenas de pontos de vacinação em toda a cidade e muitas unidades também estão fazendo várias programações para tornar esse dia D uma grande festa da saúde, como o carioca gosta e merece – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Um dos pontos de vacinação será montado a partir das 9h na Praça Afonso Pena, na Tijuca, para onde a SMS preparou uma programação especial, repleta de atrações para todas as idades. Haverá música com a turma de percussão da Casa Bibi Franklin e com a bateria mirim da Acadêmicos do Salgueiro, além de roda de samba e show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos. Para a criançada, brincadeiras e teatro.

Durante o dia D será possível também atualizar a caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina atrasada. Para isso, os pais deverão levar os pequenos aos pontos fixos das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), onde o profissional de saúde verificará as cadernetas para a aplicação de doses faltantes. A atualização das cadernetas de vacinação também poderá ser feita no Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, no ParkShopping CampoGrande, no horário de funcionamento do centro comercial.

 

Confira a programação cultural no dia D de vacinação na Praça Afonso Pena:

9h – Turma de Percussão da Casa Bibi Franklin
10h –  Peça teatral Coletivo Sem Ribalta
11h30 – Bateria mirim Aprendizes do Salgueiro
13h30 – Roda de Samba do Mané
16h – Show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos

Categoria:

  • 10 de abril de 2024
  • Marcações: Dia D de Vacinação gripe influenza saúde vacinação

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *