Ações de prevenção contra a dengue acontecem em sete bairros nas zonas Sul, Norte e Oeste do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Agentes da saúde farão ações de prevenção contra a dengue em sete bairros da cidade – Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial nesta quinta (25/4) e sexta (26/4). Nas atividades, conduzidas por agentes de vigilância ambiental em saúde, serão atendidos sete bairros das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade.

Na quinta-feira (25), as ações serão realizadas nos seguintes bairros: Irajá, Bangu, Freguesia (Ilha do Governador) e Jardim Carioca. Já na sexta-feira (26), elas acontecerão em Santa Cruz, Jardim Botânico e Rocha. O trabalho de combate aos focos do Aedes aegypti é realizado durante todo o ano e faz parte das estratégias de enfrentamento da doença.

Este ano, até o dia 13 de abril, foram visitados 3.307.269 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 521.335 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados.

Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Categoria:

  • 24 de abril de 2024
  • Marcações: aedes aegypti arboviroses urbanas dengue mosquito prevenção Zona Norte zona oeste Zona Sul

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *