São José reduz 90% no roubo de veículos

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realiza, desde 2017, uma série de iniciativas colaborativas entre as forças de segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o auxílio da tecnologia do CSI. As ações desempenham um papel fundamental na diminuição dos índices de criminalidade no município, com redução de 90% no roubo de veículos durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o primeiro trimestre de 2016, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

No primeiro trimestre deste ano, São José dos Campos observou uma significativa queda nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 40% nos casos de homicídios, caindo de dez para seis.

Além disso, os roubos de veículos diminuíram 58,3%, enquanto os furtos de veículos caíram 50,5%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-35,5%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 30,4%. O destaque inclui a ausência de latrocínio, roubo seguido de morte.

São José Unida

O programa que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, tem como objetivo unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade de forma eficaz. 

São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 563 veículos recuperados.

Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.342 ocorrências, em que 1.095 suspeitos foram detidos e 230 procurados pela justiça foram capturados. 

Produtividade acima da média nacional

Em São José, 90% dos casos de homicídios são solucionados, enquanto a média nacional é de aproximadamente 30%. Esses números evidenciam a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança

 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *