Agência Minas Gerais | ExpoZebu: Governo de Minas firma acordo de cooperação para criação do Museu Alysson Paolinelli, em Uberaba

Neste sábado (27/4), durante a abertura da ExpoZebu, em Uberaba, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) assinou memorando de entendimento com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Ciitta) para a instalação do Museu da Agrociência Sustentável Alysson Paolinelli.

O espaço funcionará no Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig, também em Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

O objetivo é resgatar a história de sucesso do desenvolvimento agropecuário brasileiro nos últimos 50 anos e acompanhar sua transição para a sustentabilidade em um futuro próximo. A estimativa é a  de que a instalação do museu leve dois anos.

O memorando inclui ainda ações em parceria, como a estruturação de um sistema de informação para acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e saberes voltados à agricultura tropical em diferentes países, contendo dados de mais de cem sistemas de produção. O Ciitta será responsável pela gestão do museu em Uberaba.

Atrações 

Nesta edição da ExpoZebu, uma das atrações é a  Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, iniciativa entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a ABCZ. Neste ano, o espaço conta com mais de 60 expositores. 

Os feirantes são provenientes de diversas regiões de Minas Gerais e oferecem ao público uma experiência verdadeiramente sensorial, com oportunidade de adquirir doces e queijos artesanais, cafés especiais, cachaças, entre diversas iguarias mineiras.

No local, a Emater-MG realiza ainda uma experiência com o marketplace É do Campo, que aborda desde orientação e assistência personalizada aos produtores até divulgação da plataforma durante toda a ExpoZebu.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *