Fapesp: estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos





Concurso vale para projetos de pesquisa em qualquer área do conhecimento envolvendo métodos da ciência para solucionar problemas



Os responsáveis pela inscrição ao prêmio são os professores da rede pública de educação

Começaram na semana passada as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos, uma iniciativa da Fapesp e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. As inscrições vão até o dia 3 de junho.

A exemplo da edição anterior, o tema será “Um mundo melhor para todos”, que alinha a premiação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca fazer uma reflexão sobre o papel da ciência para o alcance das metas da Agenda 2030, além de reforçar a importância do desenvolvimento científico como um dos pilares da formação de cidadãos críticos, reflexivos, que atuam na construção de um futuro mais sustentável, menos desigual e cada vez mais inclusivo.

Os responsáveis pela inscrição ao prêmio são os professores da rede pública de educação, desde o processo de submissão da proposta até a implementação do projeto apresentado.

Os professores podem inscrever ações que envolvam uma de suas turmas de estudantes ou grupo formado por estudantes de diferentes turmas, que participarão da implementação de um projeto. Os participantes precisam estar cursando os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados na rede pública do Estado de São Paulo, considerando o ensino regular, e dos segmentos da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino médio técnico profissionalizante. Basta acessar o site da premiação para se inscrever.

Os professores e estudantes premiados em cada uma das categorias terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp (inclui transporte, alimentação e mediação pedagógica). Os professores das equipes premiadas receberão também um notebook.

Nesta 3ª edição, a premiação vai selecionar e destacar projetos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas concretos relacionados aos 17 ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os inscritos participarão de, pelo menos, duas jornadas formativas oferecidas pela Fundação Roberto Marinho, por meio dos ambientes digitais de cursos do Canal Futura, para aprender sobre escrita de projetos, o uso do audiovisual na educação e ainda a criação e edição de vídeos. Ao final, os participantes receberão certificações pelas jornadas completadas.

Os projetos de pesquisa deverão:

  • identificar um problema concreto na comunidade
  • formular hipóteses
  • revisar a literatura
  • apresentar propostas de intervenção

Os candidatos devem também, antes de apresentar soluções, informar seus resultados e conclusões em formato de vídeo. A participação dos projetos habilitados na etapa de inscrição inclui a entrega do relatório da pesquisa e do registro audiovisual na última etapa, que acontecerá até 30 de setembro. A cerimônia de premiação será em novembro, em data e local a serem definidos.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço: https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/ciencia-para-todos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *