Abertura dos 35º Jogos Escolares reúne mais de 4.000 alunos

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 4.000 estudantes das 67 escolas de Ensino Fundamental lotaram a Farma Conde Arena, no Jardim das Indústrias, para a festa de abertura dos 35º Jogos Escolares da rede de ensino municipal nesta quinta-feira (2).

Na quadra e nas arquibancadas, os alunos contagiaram o espaço com muita alegria e vibraram com a presença de atletas do Esporte Joseense de Alto Rendimento, além de apresentações de DJ e da Banmoa (Banda Moacyr Benedicto), da Emefi Profº Moacyr Benedicto de Souza, do Campo dos Alemães.

Após a entrada das delegações, a honra de conduzir a tocha olímpica e acender a pira ficou para Rogérinho, líbero do Farma Conde Vôlei São José. Dono de uma carreira repleta de conquistas coletivas e individuais desde as categorias de base, o jogador comentou sobre a importância do incentivo ao esporte para as crianças.

“Eu comecei a praticar vôlei na adolescência e gostaria de ter tido essa oportunidade quando tinha a idade deles. O esporte traz coisas muito boas, independente se forem seguir carreira como atletas profissionais ou não. Para mim é muito especial participar desta cerimônia e poder inspirá-los de alguma forma a aproveitar ao máximo esse momento”, afirmou o atleta. 

Rogérinho interagiu com os estudantes e retribuiu o carinho | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Os Jogos Escolares são tradição na rede municipal e irão acontecer até novembro deste ano, com 10 modalidades esportivas envolvendo cerca de 10.000 alunos.

A finalidade é promover a interação entre alunos e o desenvolvimento de valores que contribuam na formação de cidadãos íntegros, possibilitar a continuidade do trabalho pedagógico dos professores de Educação Física e proporcionar aos estudantes modalidades esportivas em ambiente seguro, com orientação e ampliando o fair play (jogo limpo).

Grandes campeões

Ana Clara Ilza Gomes e Pietro Ribeiro Gonçalves, ambos de 14 anos, estão no 9º ano da Emefi Profª Luzia Levina Aparecida Borges, que fica no Jd. Cruzeiro do Sul, escola vencedora de 2023.

Os atuais campeões reforçam que a experiência vale mais do que o título, mas vão se esforçar para defender o troféu. “Foi gratificante vencer os Jogos, uma alegria imensa! Eu sempre procuro ter disciplina em tudo que eu faço, e os Jogos me ajudam muito nisso”, destacou Ana Clara.

“A gente se diverte bastante, pois é uma competição entre amigos. Foi muito bom ajudar a escola no ano passado, estamos confiantes para esse ano e vamos com tudo!”, afirmou Pietro.

Ana Clara e Pietro exibem a bandeira da escola | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Escola Ativa

Na Educação Integral, o programa Escola Ativa oferta 13 modalidades esportivas e mais de 6.000 vagas, com opções diversas no contraturno escolar, como: badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô, xadrez, entre outras.

O Escola Ativa acontece na rede de ensino municipal há seis anos e, desde 2022, também é considerado parte da Educação Integral, ampliada nas escolas de Ensino Fundamental, e acontece por meio da parceria com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba).

A Educação Integral oferece atividades diversas visando a formação mais completa dos alunos do Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *