Prefeitura amplia microchipagem em cães e gatos

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos amplia a partir desta sexta-feira (3) a inserção de microchip em cães e gatos. O objetivo é facilitar a identificação desses animais.

Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil microchipagens, que até então aconteciam apenas nas cirurgias de castração. 

Todos os cães e gatos castrados pelo Programa Meu Pet Feliz já são microchipados e registrados no cadastro municipal. Desde 2018, já são 29.696 animais identificados.

+ Cuidados

A microchipagem é um método permanente de identificação animal, e extremamente importante para a diminuição dos casos de abandono, além de ser um passo importante para garantir que o pet possa ser identificado em caso de perda.

A microchipagem de cães e gatos será realizada no CCZ (Rua George Willians, 581, Parque Industrial) de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h, e nas feiras de adoção, no último sábado útil de cada mês, das 8h30 as 13h30. 

No evento “Prefeitura Mais Perto de Você”, que será realizado até junho, também haverá a microchipagem animal. Neste caso, somente os cães serão microchipados, devido ao risco de fuga dos felinos.

Para participar da campanha, basta que o animal tenha no mínimo quatro meses de idade. O tutor deve apresentar documento com foto e comprovante de residência do município de São José dos Campos. Não é necessário agendamento prévio.

Microchip

O dispositivo eletrônico armazena um código único e inalterável com informações de contato do tutor e do pet, como nomes, endereços e telefones.

A equipe do CCZ faz o registro dos dados do microchip num banco de dados e depois faz a implantação sob a pele do animal com uma seringa e agulha.

A aplicação do microchip é rápida e fácil. O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz, é esterilizado e não causa reações, alergias ou rejeições.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *