Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

O Sabadinho Bom deste final de semana será comandado pelo instrumentista Luizinho Calixto, com sua sanfona de oito baixos. Ele promete um repertório com base no chorinho, mas também apresentando obras de grandes nomes da música, como Sivuca e Luiz Gonzaga. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, a partir das 12h30.  

“É muito prazeroso para nós confirmar sempre a nossa programação do Sabadinho Bom, um evento de sucesso, já cristalizado no imaginário da nossa população, que atrai morador, turista, que gera emprego e renda no Centro Histórico e, principalmente, apresenta uma programação musical de alta qualidade”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Ele ressaltou que Luizinho Calixto é um exemplo disso. “Ele vai tocar chorinho, mas também vai entrar no clima junino com Luiz Gonzaga, Sivuca, que são ícones da nossa música popular brasileira, sobretudo, na área do forró. Fico muito feliz de poder apresentar a João Pessoa o Sabadinho Bom com Luizinho Calixto”, acrescenta.  

“O Sabadinho Bom é uma iniciativa muito louvável. Sua importância maior é divulgar a música e os músicos que existem na Paraíba, principalmente em João Pessoa. É muito positiva a ideia. Já é a terceira vez que participo e, cada vez que vou, fico muito encantado com aquela maravilha. Esse evento tem uma importância enorme para a cultura, para a música de um modo geral, tanto da capital, quanto do interior e do Brasil todo”, avalia o artista.  

Ele não revelou a lista de músicas, mas garantiu que todas são conhecidas do público. Além de tocar canções autorais, Luizinho Calixto vai fazer um passeio pelos compositores mais conhecidos do cenário artístico.  

“O repertório predominantemente será de choro. Essa é a ideia principal, mas também vamos tocar Sivuca, Dominguinhos, Luiz Gonzaga. Pode ser que tenhamos bolero, tango, valsa. Podemos tocar forró, xote, arrasta-pé, mas principalmente choro. Esse não pode faltar em hipótese alguma”, pontua.  

Entre os músicos que vão lhe acompanhar estão Potyzinho, Eduardo Fiorussi, Novinho e Rodrigo (Bira). “É um time de músicos bons que João Pessoa sempre tem. Para mim, é sempre um prazer tocar com músicos paraibanos, como eu”, ressalta.  

Luizinho Calixto explica que a sanfona de oito baixos é um instrumento pouco divulgado e, por isso mesmo, pouco conhecido da maioria das pessoas. Segundo ele, são poucas as que gostam e, de fato, valorizam.  

“É um instrumento que não tem recurso harmônico. Ninguém sabe por quem foi criado, nem há quantos anos, nem baseado em quê. Então, ninguém sabe a origem da sanfona de oito baixos. Há que se frisar que tem uma afinação que, no mundo, só quem toca somos nós nordestinos, brasileiros, e ninguém sabe onde surgiu esse instrumento com essa afinação que nós chamamos de nordestina”.  

O músico afirma que a expectativa é grande. “Sempre temos uma receptividade muito boa do público que curte, gosta do repertório e do instrumento que é muito visado por quem está na plateia”, conclui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *